João Pedro está vivenciando um ano de destaque. Inicialmente, foi convocado por Ramón Díaz para integrar a pré-temporada da equipe principal no Uruguai. Posteriormente, foi relacionado para os primeiros confrontos do Vasco no Campeonato Carioca. No último domingo, fez sua estreia no time profissional no início do Brasileirão, contribuindo para a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio.
– Experimentar o dia de hoje foi algo incrível, foi maravilhoso estrear em nosso território com o apoio constante da torcida. Espero ter mais dias memoráveis como esse. Felicidade total!! Agradeço ao grupo e estou contente com o triunfo. Seguimos em frente, passo a passo – compartilhou JP em suas redes sociais.
Revelado nas categorias de base, o jovem meia de 18 anos entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo, ocupando o lugar de Galdames. Sua atuação foi notável, acertando 12 dos 13 passes tentados e finalizando o jogo com dois desarmes – apenas um a menos que o volante chileno, líder nesse quesito na partida. Demonstrando porte físico robusto, a promessa vascaína recebeu elogios de Ramón Díaz e tende a receber mais oportunidades.
– Um jogador jovem com grande potencial. Precisa continuar aprimorando aspectos táticos e físicos. Temos o compromisso de trabalhar com nossos talentos em ascensão e proporcionar-lhes novas chances – afirmou o treinador.
Após encerrar o ano de 2023 em alta, o volante renovou seu contrato com o Vasco até dezembro de 2027. Mesmo com propostas de outras equipes do Brasil e de Portugal, optou por permanecer no clube. Seu antigo vínculo tinha validade até abril de 2025.
Permanência no Vasco por cinco anos
Frequentemente convocado para as seleções de base do Brasil, João Pedro Murilo se destacou no sub-17 em 2022 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior com o Vasco no ano anterior, quando foi promovido ao sub-20.
Natural de Goiânia, JP deu início à sua trajetória aos 5 anos no Goiás, permanecendo no clube até os 13 anos. Em 2019, ingressou no Vasco e, em 2021, ascendeu à equipe sub-17, embora não tenha tido muitas oportunidades de atuar.
Em 2022, conquistou espaço e se destacou na categoria. Tornou-se campeão carioca, da Recopa Carioca, da Copa Rio e vice-campeão da Copa do Brasil pelo sub-17. Ao longo de 40 jogos, marcou seis gols e concedeu 11 assistências. No ano anterior, pelo sub-20, anotou cinco gols em 28 partidas.
JP atua como volante organizador do meio-campo, trabalha bem a distribuição do jogo, se destaca na marcação e possui habilidade com a bola nos pés. Ainda está em processo de desenvolvimento. Após o jogo contra o Grêmio, o jogador compartilhou um relato em suas redes sociais relembrando suas origens. Leia:
“Este dia ficará eternizado em minha memória, em meu coração, bem como na vida de minha família que assistiu à minha estreia com lágrimas nos olhos. Parentes de Goiânia que se emocionaram e não cessaram de telefonar ao término da partida, amigos e conhecidos que acompanham minha jornada desde os 5 anos, torcendo e se alegrando com meu sonho. Um sonho que se concretizou neste dia tão especial, o dia em que fiz minha estreia no time profissional. Sou muito grato a todos que me ajudaram e me apoiaram sempre, e, claro, sou grato a Deus, pois sem Ele nada disso seria possível.
Não poderia deixar de compartilhar um pouco de minha trajetória, o futebol sempre fez parte de mim, a bola sempre foi minha diversão e, aos 5 anos, comecei a jogar e a me aventurar nesse esporte. Progressivamente, o que era apenas diversão revelou-se um sonho, o sonho de me profissionalizar nesse esporte que conquistou meu coração.
Aos 13 anos, mudei-me para o Rio de Janeiro para jogar neste clube nada menos que grandioso, foi na instituição que cresci, amadureci, estudei, alcancei a maioridade, fiz amizades, e após alguns anos posso afirmar com convicção que o Vasco me moldou, moldou o indivíduo que sou hoje. Não poderia estar mais contente em vestir esta camisa, agradeço por ter se tornado minha casa, Vasco.
Experimentar o dia de hoje foi algo incrível, foi maravilhoso estrear em nosso território com o apoio constante da torcida. Espero ter mais dias memoráveis como esse. Felicidade total!! Agradeço ao grupo e estou contente com o triunfo. Seguimos em frente, passo a passo…🙏🏼❤️💢
Valeu Roberto! #eterno”.
Fonte: ge