Alguns atletas já foram avaliados por Rafael Paiva nesta temporada, como o atacante GB, que se destaca. Ele vem treinando com o time principal há um tempo e é o único centroavante de ofício disponível para substituir Vegetti no elenco.
Neste ano, GB foi titular apenas uma vez no time profissional do Vasco, na partida contra o Red Bull Bragantino, onde deixou sua marca. Em outras três ocasiões, entrou apenas na parte final do jogo — contra o Grêmio, no Campeonato Brasileiro, e contra Athletico-PR e Atlético-GO, na Copa do Brasil.
GB comemora gol do Vasco contra o Bragantino — Foto: Alexandre Durão
Outros jovens que podem ter a oportunidade no Vasco são Lyncon e Luiz Gustavo. A zaga titular enfrenta algumas preocupações, com Léo e Maicon em dúvida, enquanto a dupla da base vive um excelente momento no sub-20, categoria em que conquistaram o bicampeonato carioca em cima do Flamengo.
Além de atuarem no sub-20, Lyncon e Luiz também têm se destacado no Brasileirão de Aspirantes, competição que permite atletas com até 23 anos. Lyncon marcou um gol no empate contra o Fortaleza na última rodada, mas saiu contundido e foi substituído no intervalo. Luiz Gustavo tem sido titular e é o único zagueiro canhoto do elenco, além de Léo.
Luiz Gustavo na final do Carioca Sub-20 entre Vasco e Flamengo — Foto: Dikran Sahagian/Vasco
Outro jogador em destaque entre os profissionais é o lateral-direito Paulinho, que brilhou no sub-20 nos últimos anos. Infelizmente, ele passou por uma séria lesão que o afastou por meses. Quando voltou, acabou se contundindo novamente, desta vez com um problema muscular na coxa.
Victão, Lucas Eduardo e Bruno Lopes continuam na base, mas também participaram de alguns treinos com o time profissional recentemente. Bruno já teve suas oportunidades neste Campeonato Brasileiro e é um dos principais goleadores da base em 2024.
E quanto ao JP?
Depois de aparecer em alguns jogos e construir uma sequência no time titular, JP perdeu espaço no Vasco. O volante de 19 anos, considerado uma promessa nas divisões de base, não tem sido sequer convocado para as partidas.
JP ficou em desvantagem na lista de inscritos para os meias mais experientes do elenco — como Souza, Galdames, Alex Teixeira e Maxime — e retornou à base. O jovem meia foi titular nos dois jogos finais contra o Flamengo e tem treinado com o sub-20.
JP em ação pelo Vasco no Brasileirão — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Fonte: ge