Em meio a diversos desafios enfrentados pelo Vasco, a lista de jogadores convocados para a partida desta quinta-feira, diante do Palmeiras, reserva algumas surpresas para a torcida. Destaque para Luiz Gustavo, zagueiro com apenas 18 anos que pode realizar sua estreia profissional no Allianz Parque.
O time comandado por Álvaro Pacheco terá desfalques importantes, como os zagueiros João Victor, suspenso, e Medel, que não integrou a delegação que viajou para São Paulo, buscando resolver sua permanência no clube.
Apesar de ser a primeira vez que Luiz Gustavo é relacionado para um jogo da equipe principal, o zagueiro já havia feito parte da delegação em janeiro, quando o elenco principal estava em pré-temporada no Uruguai. Naquela ocasião, ele esteve presente na viagem para Saquarema, porém não entrou em campo contra o Sampaio Corrêa, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.
Nascido em abril de 2006 em Foz do Iguaçu, Paraná, Luiz Gustavo se mudou para o Rio de Janeiro aos oito anos de idade. Sua chegada ao Vasco ocorreu em 2021, após ser observado pelo Departamento de Captação e Análise de Mercado e aprovado em treinamentos com o elenco principal.
Em outubro de 2022, o zagueiro assinou seu primeiro contrato profissional com duração de três temporadas, indo até outubro de 2025. Luiz Gustavo chama atenção pela estatura de 1,88m, é canhoto, robusto e possui habilidade na marcação e na finalização.
O jovem revelou sua admiração pelo zagueiro Van Dijk, do Liverpool e da seleção holandesa, em material divulgado pelo Vasco no início do ano. Na Copa Olaria de 2022, se destacou, tornando-se titular da defesa do sub-17 e posteriormente do sub-20, superando outros zagueiros de destaque na categoria.
Em momentos decisivos, como na final do Carioca Sub-17 do ano passado contra o Fluminense, Luiz Gustavo mostrou sua versatilidade ao atuar como atacante e contribuir com gols importantes.
Este ano, no Torneio OPG, o zagueiro balançou as redes em confrontos contra Botafogo e Flamengo, ratificando seu potencial e versatilidade em campo.
Fonte: ge