Reforço de última hora, no último dia da janela de transferências, Pablo Vegetti chega para suprir uma das carências do elenco, que até então tinha apenas Sebastián Ferreira como centroavante. O argentino, de 34 anos, não era a primeira opção, mas depois de várias recusas no mercado, o Vasco decidiu buscar o goleador do Belgrano, a pedido do treinador Ramón Díaz.
Esta será a segunda experiência de Vegetti no exterior. Entre 2013 e 2014, ele teve uma passagem discreta pelo Rangers de Talca, do Chile. Sua carreira foi praticamente toda construída na Argentina.
Vegetti, de 1,84m, defendeu clubes menores de divisões inferiores do futebol argentino, mas geralmente deixou sua marca por onde passou. No Belgrano desde 2020, tornou-se ídolo. Foi protagonista no acesso no ano passado e artilheiro da Série A, nesta temporada, com 13 gols.
– Vegetti sai do Belgrano como o segundo maior goleador da liga argentina em toda a sua história, com 63 gols em 123 partidas disputadas. Há dois dias ele obteve o recorde de ser o primeiro jogador de futebol argentino a ser artilheiro em duas divisões de forma consecutiva. Primeira divisão nacional (a Série B deles) de 2022, com 17 gols, e na elite em 2023, 13 gols – citou o jornalista Facundo Priante, dos veículos “Hablemos de Belgrano” e “Play Deportivo”.
A impressão é que Vegetti não é um jogador técnico, mas tem faro de artilheiro. Facundo Priante ressaltou que a especialidade do argentino são os gols, algo que está em falta no Vasco, que tem o pior ataque do Campeonato Brasileiro.
– Pablo Vegetti é um ótimo jogador. Goleador nato, muito profissional e uma grande referência. Suas virtudes são a movimentação, cabeceio e o fato de estar sempre bem posicionado para marcar. O Vasco contrata um jogador que sempre deixa uma marca nos clubes. E sua principal contribuição é o gol. Sempre está lá. Sempre converte. Tratem ele bem, é um grande ídolo aqui – concluiu o jornalista.
David Paszucki, repórter da Radio Continental da Argentina, também descreveu as características de Vegetti e elogiou a contratação do Vasco.
– Vegetti é um centroavante estático, muito forte na área. Em um time que lhe deu poucas chances de gol, Vegetti marcou 13 e se tornou o goleador do torneio. Ele tem muito jogo aéreo, é um excelente cabeceador e tem muita força no um contra um. É 100% profissional, trabalha muito bem e tem perfil de líder. Se eu tivesse que destacar um ponto fraco, acho que é justamente que ele é um pouco estático e não tem um bom desempenho longe da área. Jogador extremamente importante para o Belgrano, protagonista no acesso e grande responsável pela boa campanha do clube este ano.
Vegetti foi artilheiro do Campeonato Argentino deste ano, com 13 gols, ao lado do uruguaio Michael Santos, outro centroavante tentado pelo Vasco na janela. O Belgrano fez uma boa campanha e terminou a competição na 13ª posição. O torneio tem 28 clubes.
Fonte: Globo Esporte