Nesta segunda-feira, o ge destacou algumas questões que o Vasco precisa ajustar durante essa Data Fifa. Além das incertezas em relação à formação titular, a questão física também merece atenção. O time enfrentou uma sequência cansativa de viagens e jogos nas últimas semanas. Com um elenco reduzido, alguns jogadores apresentaram queda de desempenho ou acenderam o sinal de alerta no departamento médico. Confira abaixo alguns casos relevantes.
Lucas Piton
Um dos principais trunfos do Vasco até aqui, Lucas Piton não está vivendo sua melhor fase. O lateral não tem se destacado na defesa e tem aparecido pouco no ataque nas últimas exibições. Sua última participação em um gol foi na volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico.
O desgaste pode ser uma explicação para essa queda de rendimento. Piton é um dos atletas mais sobrecarregados no elenco, tendo jogado em 42 das 50 partidas oficiais de 2024.
Philippe Coutinho
Depois de brilhar nos últimos confrontos, Coutinho parece estar se entrosando cada vez mais com a equipe de Rafael Paiva. No embate contra o Atlético-MG, o meia teve sua melhor performance desde seu retorno ao Vasco, marcando um gol na derrota da ida da semifinal da Copa do Brasil.
Após atuar em três jogos seguidos (domingo, quarta e sábado), o meia teve três dias de descanso, assim como todo o plantel, para se recuperar dessa dura sequência. Contudo, Coutinho ainda é tratado com cautela pela equipe médica do clube, que não quer arriscar uma sobrecarga em um atleta que chegou recentemente, sem pré-temporada e vindo de um campeonato menos intenso. A Data Fifa será crucial para ele aprimorar sua condição física e se integrar ainda mais ao time titular.
Payet
Depois de algumas atuações abaixo do esperado, Payet reencontrou seu melhor futebol e estufou as redes no último sábado, contra o Juventude, em São Januário. O meia não balançava as redes pelo Vasco há sete meses.
Com as boas exibições de Coutinho, Payet passou a ser opção no banco de reservas. Aproveitar esse tempo de treinos sem jogos pode ser a chance ideal para melhorar sua condição física e brigar pela titularidade novamente. Será que os dois podem jogar juntos?
Maxime Domínguez
Do francês ao suíço. Maxime, que ainda se adapta ao futebol brasileiro e ao Vasco, conquistou a titularidade na partida contra o Juventude e agradou a comissão técnica como ponta direita, posição que se tornou um problema desde a contusão de Adson. Os treinos serão fundamentais para seu entrosamento com a equipe e para ganhar minutos em campo, podendo ser testado tanto na ponta quanto no meio.
Outros casos
Outros atletas também podem usar esse intervalo para recuperar seu espaço no elenco após falhas recentes. Léo e Souza são exemplos disso. O zagueiro cometeu um erro no jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil e perdeu a vaga na equipe titular. Já o volante foi expulso no confronto contra o Juventude, logo após entrar em campo.
Enquanto isso, JP e Rojas podem explorar essa pausa para serem mais integrados ao time. JP, volante da base, deixou de ser relacionado para os jogos por opção técnica e estava atuando apenas no Sub-20, enquanto Rojas não joga desde julho e, nas últimas aparições com Paiva, participou de apenas quatro partidas.
Antes marginalizado, Alex Teixeira voltou a ser relacionado e já teve minutos em campo, como no jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. O meia-atacante, que passou boa parte da temporada sem clube, está sob cuidados para evitar problemas físicos.
Após oito meses de recuperação de uma grave lesão no joelho, Jair está pronto para retornar e se prepara para voltar aos gramados na próxima semana. O Vasco planeja dar alguns minutos ao volante no duelo contra o São Paulo, no dia 16 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro.
O retorno vai depender das condições do jogo, pois Jair não atua desde 4 de fevereiro e precisará retomar seu ritmo de jogo. Contudo, a comissão técnica está otimista em contar com o volante logo após a Data Fifa.
Fonte: ge (texto), Instagram oficial do Vasco (foto)