O Vasco se beneficiou do desempenho de sua categoria de base para reagir após ficar em desvantagem contra o Red Bull Bragantino, no último sábado (3), pelo Torneio Nacional de Futebol.
Em São Januário, o jovem GB assinalou o primordial gol do Vasco — e o seu primeiro como jogador profissional —, dando início ao que poderia ter se tornado mais uma virada da equipe. No entanto, não foi o suficiente, e o Cruz-Maltino cedeu o empate por 2 a 2 nos momentos finais do confronto.
O tento no final do jogo não apagou a importância de GB. Com apenas 19 anos, ele é mais uma promessa formada nas categorias de base do clube.
Integrante do Vasco desde os 9 anos, GB é considerado uma peça valiosa pela diretoria vascaína. Não à toa, ele possui uma cláusula de rescisão no montante de 60 milhões de euros (R$ 375 milhões, na cotação atual). O contrato vigente do jogador com o clube, renovado no início desta temporada, tem validade até o término de 2028.
GB faz parte de uma safra altamente valorizada da base do Vasco, que ainda menciona jogadores como JP, Estrella e Leandrinho, todos já integrantes do elenco principal. Esse grupo conquistou dois títulos cariocas sub-17, além de um título Carioca Sub-20 e chegou às finais do Torneio Nacional e Copa do Brasil Sub-17.
Maior artilharia nas categorias de base e lesão no elenco principal
O nome de GB começou a ganhar mais destaque ao ingressar nas categorias de base do Vasco. Em 2021, ele assinalou 11 gols em 31 jogos. No ano seguinte, entre as categorias sub-17 e sub-20, o atacante balançou as redes 26 vezes em 48 partidas.
O desempenho excepcional nas categorias de base proporcionou a promoção de GB para o elenco principal no início de 2023. Entretanto, ele sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo, com a ruptura do ligamento cruzado anterior, enquanto ainda se ambientava no time principal. Na época, ele havia disputado dois jogos no Campeonato Carioca da temporada anterior.
Após se recuperar da lesão, ele voltou a atuar no início de 2024. Para readaptação e retorno, disputou alguns jogos no sub-20 antes de voltar a ser relacionado ao elenco principal. Ele participou de uma partida pela equipe principal ao entrar nos momentos finais da derrota para o Grêmio, pelo Torneio Nacional, na última semana.
Agora, diante do Red Bull Bragantino, ele recebeu a primeira oportunidade como titular nesta temporada. E, após um primeiro tempo discreto, muitas vezes discreto na ponta direita, ele conseguiu se destacar após o intervalo e marcou um belo gol de cabeça.
Desempenho de destaque entre Vasco e RB Bragantino
O técnico Rafael Paiva surpreendeu na escalação do Vasco na noite de sábado. Esperava-se que a equipe poderia poupar alguns jogadores, após uma sequência de partidas fora de casa e antes de um confronto decisivo contra o Atlético-GO, na próxima terça-feira (6), pela Copa do Brasil. Contudo, Paiva foi mais longe e, somando-se às ausências por suspensão, escalou praticamente uma equipe alternativa.
Além de GB substituindo Vegetti, ele também poupou Lucas Piton, que nem sequer ficou no banco de reservas, e Philippe Coutinho, que acabou entrando na etapa final.
Cada tempo para um time
As alterações de Rafael Paiva, no entanto, não tiveram o efeito positivo esperado no Vasco. Pelo contrário. A equipe criou pouco e viu o Red Bull Bragantino dominar o meio-campo e atacar com muito ímpeto pelas laterais. Em uma dessas jogadas, Gustavo Neves levou a melhor sobre Léo e cruzou para John John abrir o placar para o Massa Bruta.
O Red Bull seguiu criando as melhores oportunidades e esteve perto de ampliar. O Vasco, em sua melhor chance, chegou a marcar com Adson, porém o gol foi anulado por impedimento de Payet no início da jogada.
Vaiado ao final do primeiro tempo, o Vasco retornou com Vegetti e um espírito renovado para a segunda etapa. GB marcou logo aos 5′, após cruzamento de Victor Luís, e, cinco minutos depois, Adson virou a partida com assistência de Vegetti.
Quando o jogo estava parecendo decidido e controlado pelo Vasco, o Red Bull fez uma excelente jogada, que começou pela direita e terminou pela esquerda, com Lincoln cruzando para Helinho empatar o placar, de cabeça.
Fonte: Trivela