Na última quinta-feira, no confronto contra o Cuiabá, o chileno de 31 anos entrou ainda no primeiro tempo após a saída de Paulo Henrique, que precisou deixar o campo devido a tosse e mal-estar. Ele jogou aproximadamente 60 minutos, mas teve pouca participação na partida. Ao todo, acertou oito de dez passes e sofreu uma falta durante o jogo.
Jean David, do Vasco, em ação no Brasileirão — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Na coletiva, Rafael Paiva explicou por que não realizou a substituição de Jean David para a entrada de Payet no fim da partida – em vez disso, optou por colocar o francês na posição de Mateus Carvalho.
– O Cocão marca muito bem, mas naquele momento estava difícil ele segurar a bola para dar tempo ao Jean de jogar. Eu sabia que com o Payet a situação mudaria. Com o Payet avançando, ele se posiciona nos espaços e retém a bola. Sabíamos que assim o Jean poderia se destacar mais. Por isso, mantive o Jean em campo, buscando uma melhor conexão e tentando definir o jogo – explicou o treinador.
Paiva já havia saído em defesa de Jean David em outra ocasião. No clássico contra o Flamengo, no mês passado, o treinador pediu paciência para com o atacante chileno, que havia recebido sua primeira (e até agora única) oportunidade como titular e teve uma atuação abaixo do esperado.
“Ele passou muitos anos no futebol mexicano. Está se adaptando agora ao futebol brasileiro. Precisamos ter paciência. Temos a confiança de que o Jean vai nos ajudar muito”, declarou na época.
Em sete partidas disputadas com a camisa do Vasco até agora, Jean contribuiu diretamente para o gol apenas na sua estreia, na vitória sobre o Athletico no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil: ele cruzou para Rayan, que com um toque de peito, deixou Puma Rodríguez na cara do gol para fazer a virada.
Além do jogo contra o Flamengo em que foi titular, o chileno participou de partidas contra Vitória, Cruzeiro, São Paulo e Cuiabá, pelo Brasileirão; e também contra o Atlético-MG, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.
Quando chegou ao Vasco, Jean David foi convocado por Ricardo Gareca para a seleção chilena e esteve disponível para os jogos contra Argentina e Bolívia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na convocação mais recente, para os duelos contra Brasil e Colômbia, ele ficou fora.
Fonte: ge