— Estou agradecido por defender essa equipa. Sinto-me muito emocionado e quero dar o meu melhor, ajudar a equipa a alcançar o seu merecido lugar, que é ganhando títulos e jogando a Libertadores.
Jean David já está inscrito no BID pelo Vasco e pode reforçar a equipa nesta quinta-feira contra o Athletico, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Ele se colocou à disposição de Rafael Paiva para jogar neste jogo.
— Cheguei há uma semana e já treinei com os meus colegas de equipa no campo. Senti-me muito bem e estou pronto para ajudar. Espero poder acompanhar a equipa amanhã e competir por um lugar no time titular com os meus colegas.
Jean David é apresentado pelo Vasco — Foto: Tébaro Schmidt
Anteriormente conhecido como Jean Meneses, o avançado pediu para ser chamado de Jean David durante sua passagem pelo Vasco, pedido que foi atendido pelo clube. O jogador afirmou que queria adotar um nome mais neutro, em relação à disputa entre os sobrenomes do pai e da mãe.
— Durante muito tempo, usei o sobrenome do meu pai e senti que estava deixando minha mãe de fora. Então, por neutralidade, escolhi David, já que a maioria dos meus amigos me chama assim. Decidi mudar para dar reconhecimento também à minha mãe.
— Eles sempre me apoiaram desde criança. São parte fundamental de tudo isso. Então, usar apenas o sobrenome de um deles e não do outro me deixou envergonhado.
Jean Meneses é um avançado que joga pelas laterais. No entanto, ele prefere jogar pela esquerda, onde terá a concorrência de David, Erick Marcus e Emerson Rodríguez no Vasco.
— Sou um jogador que pode atuar tanto na direita quanto na esquerda, mas prefiro jogar pela esquerda para obter melhor desempenho. Sinto-me mais confortável lá, sempre procurando entrar para finalizar ou dar assistências para meus colegas.
Marcelo Sant’anna elogiou a contratação do Vasco e disse que ele sempre foi titular no Campeonato Mexicano, onde jogou pelo Toluca e pelo Léon. O diretor esportivo comemorou o retorno do jogador à seleção chilena. Ele foi convocado na semana passada, poucos dias após ser anunciado pelo clube carioca.
— Ele fez uma grande carreira no futebol mexicano, sempre sendo titular. Ele também possui histórico de defender a seleção do seu país. O Vasco está muito feliz com seu retorno à seleção dois anos após sua última convocação. Entendemos que ele é mais uma opção que trazemos ao grupo, capaz de agregar qualidade técnica e nos ajudar nesses desafios. O contrato inicial é de dois anos, com possibilidade de extensão de seis meses, a critério do Vasco.
Veja outros trechos da coletiva
Você já conhecia o Vasco?
— Quando recebi a proposta do Vasco, foi um clube que eu já conhecia e já enfrentei. Eu vi a atuação de jogadores como Medel e Galdames no campeonato passado, e isso me impressionou. Isso foi algo que me motivou a vir.
A torcida do Vasco
— Estive aqui há dois dias. Tive uma ótima impressão do apoio da torcida à equipe, de como eles vivem o jogo, cantando o tempo todo. Eu já havia sentido essa pressão em 2018, na Libertadores. Agora espero ter todo esse apoio ao meu favor.
Esse é o maior desafio da sua carreira?
— É um desafio maravilhoso. Também tomei a decisão de vir porque tenho o desejo de disputar um torneio internacional, como a Libertadores. E acredito que aqui eu tenho muitas chances. Quero ajudar a equipe. Com o nosso conjunto, espero que possamos chegar à Libertadores e conquistar títulos, pois isso é o mais importante.
Reencontro com Galdames
— É muito importante ter outro chileno na equipe. Antes de vir, entrei em contato com ele para perguntar sobre a cidade e a equipe. Ele falou muito bem. Só coisas positivas. Ter essa referência fez com que eu não pensasse duas vezes.
Fonte: ge