A ampla vitória sobre o São Paulo trouxe tranquilidade aos dias no Vasco. O excelente desempenho da equipe faz com que a diretoria considere a permanência de Rafael Paiva. Tudo indica que o interino continuará no comando ao menos até o clássico contra o Botafogo, marcado para sábado. Enquanto isso, gestores discutem possíveis nomes de outros técnicos.
Existe uma ala no clube que apoia a efetivação de Rafael Paiva, o que poderá se concretizar dependendo da evolução da equipe nas próximas partidas, começando pelo confronto desta quarta-feira diante do Bahia, fora de casa.
Por outro lado, há defensores da ideia de que é fundamental ter um treinador com bagagem neste momento decisivo. O presidente do Vasco, Pedrinho, adota uma postura cautelosa para evitar repetir o desgaste vivido com Álvaro Pacheco, que foi dispensado após apenas quatro jogos no cargo.
Demitido do Fluminense na segunda-feira, Fernando Diniz despertou interesse no Vasco e passou a ser considerado como uma opção para assumir o posto. O técnico já teve passagem pelo clube em 2021.
Pedrinho elogia o trabalho do treinador de 50 anos e vinha acompanhando de perto a situação de Diniz no clube adversário. Ele e seus colaboradores buscam um consenso antes de iniciar as negociações, considerando também a possibilidade de trazer de volta Ramón Díaz, porém o argentino não é unanimidade. A tendência é que os líderes do elenco também sejam consultados nesse processo.
No ano de 2022, após uma vitória do Flamengo sobre o Fluminense pelo Brasileirão, o então comentarista Pedrinho participou de uma coletiva com Diniz e o elogiou: “Tu é bom pra caramba!”. O momento repercutiu nas redes sociais.
Apesar da simpatia de Pedrinho, o nome de Diniz ainda enfrenta resistência interna. Alguns argumentam no clube, por exemplo, que o estilo de jogo do técnico não se alinha com o elenco atual do Vasco. Por esse motivo, ainda não houve qualquer contato efetivo.
O nome de Ramón Díaz segue em pauta, porém não há um consenso claro sobre seu retorno. O argentino esteve no Rio de Janeiro no último final de semana para celebrar o aniversário de seu filho Emiliano, mas retornou à Argentina na noite de segunda-feira.
Mano Menezes é uma das opções, mas o Vasco ainda não entrou em contato com o staff do treinador. Outro profissional que agrada é Jair Ventura, que foi sondado por pessoas próximas à diretoria. Ventura conseguiu manter Sport (2020), Juventude (2021) e Goiás (2022) na Série A e sua familiaridade com o futebol brasileiro e com a realidade vascaína é vista como um possível trunfo para ajudar a equipe atualmente.
Outros nomes considerados foram Jorge Sampaoli e Cuca, recém-demitido do Athletico-PR, porém com menos chances de avançar nas negociações.
Fonte: ge