A iniciativa de homenagear o craque com a premiação destinada ao goleador da competição foi oficializada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, após diálogo com Rodrigo Dinamite, filho do saudoso jogador.
“Roberto Dinamite é um ícone do futebol brasileiro e sinônimo de gols. Essa premiação é uma maneira de reverenciá-lo e manter seu legado vivo em nosso futebol”, declarou Ednaldo Rodrigues.
No dia em que Roberto Dinamite celebraria 70 anos, tem início o Brasileirão da Série A de 2024, que traz, pela primeira vez, o Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro da competição. O jogador que brilhou pela Seleção Brasileira e pelo Vasco nos deixou em 8 de janeiro de 2023.
A homenagem a Roberto Dinamite, que se torna parte permanente do Brasileirão, foi confirmada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após conversas com Rodrigo Dinamite, filho do craque.
“Roberto Dinamite é um nome associado a gols. Ele é um ídolo do futebol brasileiro. Esta premiação é uma forma de homenageá-lo e manter seu legado vivo em nosso futebol”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
Cada gol se transformará em mais dinheiro
Além do Troféu em homenagem a Roberto Dinamite, o artilheiro da Série A de 2024 ganhará um prêmio em dinheiro, começando em R$ 100 mil, valor estabelecido pela CBF para o início do campeonato. O vencedor receberá R$ 5 mil por cada gol marcado durante a competição. O clube ao qual o goleador pertence também será premiado com um troféu alusivo a Roberto Dinamite.
O craque é o maior goleador da história do Brasileirão, com 190 gols. Ele possui outras marcas relevantes, sendo o principal artilheiro do Campeonato Carioca, no qual marcou 284 gols, e o jogador com mais gols no estádio São Januário: 184.
Roberto Dinamite também lidera a artilharia histórica do Vasco, tendo anotado 708 gols com a camisa do clube carioca.
Dinamite teve passagens pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978 e 1982, totalizando 25 gols em 47 partidas.
Fonte: CBF