No próximo sábado (13), Roberto Dinamite celebraria 70 anos de vida. Nessa mesma data, terá início o Campeonato Brasileiro da Série A de 2024, que introduzirá uma novidade: o prêmio Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro da competição. O ex-jogador, que se destacou pela Seleção Brasileira e pelo Vasco da Gama, nos deixou em 8 de janeiro de 2023.
A iniciativa de homenagear Roberto Dinamite, a qual será mantida nas próximas temporadas do Brasileirão, foi oficializada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, após diálogos com o filho do ídolo, Rodrigo Dinamite.
“Roberto Dinamite é referência quando o assunto é marcar gols. Ele é uma lenda do nosso futebol. Esse prêmio é uma maneira de honrá-lo e preservar seu legado vivo em nosso esporte”, declarou Ednaldo Rodrigues.
Cada gol será mais lucro
Além do Troféu Roberto Dinamite, o artilheiro da Série A de 2024 receberá um prêmio em dinheiro, cujo valor total será revelado ao término do torneio. Inicialmente, o montante é de R$ 100 mil, mas a cada gol anotado pelo artilheiro, serão acrescidos R$ 5 mil ao prêmio. O clube ao qual o goleador pertencer também será contemplado com um troféu fazendo alusão a Roberto Dinamite.
O craque é o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols. Ele também detém outras marcas impressionantes: é o principal artilheiro do Campeonato Carioca, com 284 gols, e o jogador com mais gols assinalados em São Januário: 184 tentos.
Roberto Dinamite segue como líder isolado na lista de maiores artilheiros da história do Vasco, com 708 gols marcados com a camisa do clube carioca.
Fonte: CBF