Com os times buscando evoluir em todos os aspectos, cada vez mais profissionais estão envolvidos no futebol atual. Além de contratar jogadores, os clubes com mais poder financeiro também investem em setores responsáveis por estudar atletas e esquemas táticos dos adversários.
Matheus Ferreira, analista da base do Vasco, explicou as diferenças entre o setor de análise de desempenho e o setor de análise do mercado no futebol.
“O setor de análise de desempenho no futebol é responsável por produzir informações e alimentar o comando técnico com essas informações sobre o jogo, treino e adversários. Eles observam e investigam indicadores de desempenho importantes para ajudar o comando técnico a tomar decisões mais facilmente, seja na escolha dos titulares, seja na criação de novas táticas”, disse Matheus Ferreira.
“A análise de mercado, como o nome sugere, é voltada para entender as necessidades da equipe, observar as lacunas e identificar potenciais atletas que possam complementar o time e trazer inovações.”
Matheus Ferreira também comentou sobre o impacto do setor de análise nos clubes.
“O mercado afeta a montagem do elenco de forma muito importante. Muitos clubes montam seus elencos sem levar em consideração características que possam se complementar ou um modelo de jogo do treinador. É fundamental ter um setor de análise atuante para definir bem esses processos e reduzir os riscos nas tomadas de decisão”, explicou o analista.
Matheus Ferreira afirmou que a maioria dos clubes da Série A já investem no setor de análise.
“A maioria já possui essa estrutura, falando no ambiente da Série A, se não todos. Obviamente, o nível da estrutura varia entre os clubes, mas praticamente todos já têm um departamento de análise. Nas categorias inferiores, como Série B e Série C, a estrutura vai ficando mais limitada devido às questões financeiras”, revelou Matheus Ferreira.
Também é comum que os clubes estabeleçam parcerias ou terceirizem atividades de análise, principalmente nas categorias de base.
Fonte: Rádio Tupi