Não foi há muito tempo! Foi justamente no último embate entre as equipes, em 2022, pela 17ª rodada da Série B. Naquele momento, vitória por 1 a 0 do Vasco, graças a um tento de Raniel, convertendo penalidade.
Após não ter alcançado o acesso em 2021, o Cruz-Maltino disputava a Série B pela segunda vez seguida. Nesta ocasião, ocupava a segunda posição, com 31 pontos, enquanto o Criciúma estava na quinta colocação, com 23, na briga pela promoção.
Nenê, principal atleta do Vasco naquela época, estava suspenso e não pôde jogar em Santa Catarina. Ficou para Raniel, goleador máximo da equipe naquele campeonato (dez gols), marcar o tento que fez o Gigante da Colina abrir nove pontos de vantagem para o quinto colocado (Sport, que venceu na rodada e ultrapassou o Criciúma).
Ao término daquela competição, o Vasco conquistou a tão sonhada promoção, terminando na quarta colocação, com 62 pontos. Já o Criciúma precisou esperar mais um ano, já que encerrou em oitavo, com 56. Na temporada seguinte, por outro lado, terminou em terceiro e garantiu o retorno após 11 anos afastado da elite.
Fonte: Jogada10
Mídia Vascaína @midiavascaina
🦖💢 O IMPIPOCÁVEL Raniel tinha essa mania de cravar pênalti decisivo e comemorar na frente da torcida adversária.
Estava dando uma olhada nos gols dele outro dia e é IMPRESSIONANTE a quantidade de pênalti em momentos de MUITA tensão que esse cara cravou completamente GELADO🥶
Fonte: X Mídia Vascaína