Operário Ferroviário e Vasco da Gama se enfrentarão pela terceira fase da Copa do Brasil, e você sabia que essas equipes já duelaram em outras ocasiões? O Portal aRede traz um resumo dessas confrontações. Até o momento, os clubes se encontraram em quatro jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, ocorridos em 2021 e 2022.
O primeiro encontro ocorreu em 29 de maio de 2021, no Estádio São Januário, onde Matheus Costa era o técnico do Operário. O alvinegro de Vila Oficinas surpreendeu e venceu o Vasco por 2 a 0, com gols de Leandrinho, aos 7 minutos do primeiro tempo, e de Ricardo Bueno, que fechou a conta com um golaço de cavadinha, garantindo a vitória sobre o time carioca, que contava com Germán Cano e companhia.
No segundo turno do mesmo ano, em 21 de agosto de 2021, as equipes se enfrentaram novamente, desta vez no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Com Lisca “doido” no comando do Vasco, o Operário repetiu a dose, vencendo o jogo por 2 a 0. Os gols foram anotados por Marcelo, que fez um gol rápido, e pelo “pistoleiro” Paulo Sérgio, que marcou um belo voleio. Ao final da temporada de 2021, Operário e Vasco terminaram em 12º e 10º lugares, respectivamente, enquanto os que conseguiram acesso à Série A foram Avaí, Coritiba, Goiás e o campeão Botafogo.
**TEMPORADA 2022** – O ano de 2022 não foi positivo para o torcedor do Operário, que viu o clube ser rebaixado para a Série C. As equipes se enfrentaram em duas ocasiões, com o Vasco se saindo melhor. No primeiro jogo, em 24 de junho, o Operário perdeu novamente em São Januário, com o Vasco vencendo por 3 a 0, gols de Quintero, Nenê (de pênalti) e Palacios, sendo que todos os gols foram marcados em um intervalo de apenas 15 minutos. O técnico do Fantasma era Claudinei Oliveira.
O segundo encontro da temporada aconteceu em 4 de outubro de 2022, também no Germano Krüger. O Operário começou bem, saindo na frente com um gol de Javier Reina, mas viu o Vasco reagir. Apesar do gol de Paulo Victor para o Fantasma, Alex Teixeira, que havia entrado no segundo tempo, marcou dois gols nos minutos finais, resultando em mais uma derrota para o Operário.
Em 2022, as realidades das equipes foram bastante distintas: o Operário terminou em 19º lugar e foi rebaixado, enquanto o Vasco da Gama conseguiu garantir seu retorno à Série A, finalizando a temporada em 2º lugar, ao lado de outros clubes como Bahia e Grêmio, além do campeão Cruzeiro.
**FUTURO** – Após essas temporadas, em 2023, o Operário garantiu seu retorno à Série B ao vencer o São Bernardo por 1 a 0, enquanto o Vasco evitou o rebaixamento, terminando em 16º lugar. Em 2024, o panorama das equipes se manteve semelhante, com o Operário alcançando a 7ª colocação, sua melhor posição na competição até agora, enquanto o Vasco ficou em 10º, se classificando para a Conmebol Sul-Americana de 2025. Agora, ambos os clubes se reencontrarão na terceira fase da Copa do Brasil.
Fonte: Jornal da Manhã