O duelo entre Flamengo e Vasco, que acontece neste sábado, pela penúltima rodada da Taça Guanabara, pode colocar frente a frente dois atletas que se enfrentaram em um jogo inesquecível na Inglaterra, há nove anos atrás. Naquela ocasião, Philippe Coutinho não teve dó do jovem Varela e anotou um gol incrível para decidir o confronto no Old Trafford entre Manchester United e Liverpool.
Recentemente, eles se cruzaram em um jogo que terminou em 1 a 1, no ano passado, durante a 26ª rodada do Brasileirão. Porém, a expectativa era grande e a dupla não se encontrou em campo. Varela foi titular no Flamengo, mas saiu aos 18 minutos do segundo tempo para dar espaço a Wesley. Coutinho, que começou no banco, entrou somente aos 29 minutos e deixou sua marca, fazendo o gol do Vasco.
Agora, a possibilidade de um confronto é real, já que Varela está jogando na lateral esquerda, em função da ausência de Ayrton Lucas. Coutinho, que não atuou na última rodada devido a um desconforto muscular, já está treinando sem restrições e tem boas chances de figura como titular na partida.
Flamengo e Vasco vão se enfrentar neste sábado, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, em mais uma edição do clássico carioca, válido pela décima e penúltima rodada da Taça Guanabara. Esta partida é crucial para as posições na tabela e pode garantir ao Flamengo, que lidera, uma vaga antecipada nas semifinais.
O dia que Coutinho silenciou o Old Trafford
Em março de 2016, Philippe Coutinho estava em um dos melhores momentos de sua carreira, em sua primeira temporada sob o comando de Jürgen Klopp no Liverpool. Três meses depois, o clube contratou Sadio Mané, formando um trio explosivo ao lado de Roberto Firmino e do craque brasileiro, que trouxe muitas alegrias para os Reds.
Após garantir a classificação em primeiro lugar em um grupo com Sion (Suíça), Rubin Kazan (Rússia) e Bordeaux (França), e eliminar os alemães do Augsburg no primeiro mata-mata, o Liverpool se preparou para um embate clássico contra o Manchester United nas oitavas de final da Liga Europa.
No jogo de ida, realizado em Anfield, o Liverpool saiu na frente com uma vitória por 2 a 0, com gols de Sturridge (de pênalti) e Firmino. Coutinho foi escalado como titular de um lado, enquanto um jovem Varela, prestes a completar 23 anos, também começava a se destacar do outro lado.
Na volta, o cenário se manteve tenso, mas Coutinho se destacou, decidindo a classificação dos Reds para as quartas de final.
A pressão do United, impulsionada pela torcida, se fez valer quando Martial abriu o placar com um pênalti aos 32 minutos do primeiro tempo. Mas aos 45 minutos, Coutinho recebeu a bola na esquerda, avançou em cima da marcação de Varela e, sem pensar duas vezes, invadiu a área e deu um toque genial sobre De Gea, igualando o marcador (confira no vídeo que mostra a jogada).
Com certeza, foi um dos gols mais espetaculares e memoráveis da trajetória de Philippe Coutinho, que continuou a liderar o Liverpool nas fases seguintes da Liga Europa, embora não tenha conseguido evitar a derrota para o Sevilla na grande final, onde ficou com o vice-campeonato.
E, para completar a história, Varela foi substituído logo no intervalo, dando espaço para Antonio Valencia. O uruguaio teve poucas oportunidades com Van Gaal nos jogos subsequentes, foi dispensado por José Mourinho no início da temporada e passou por Eintracht Frankfurt, Peñarol, Kobenhavn e Dynamo de Moscou antes de se juntar ao Flamengo em 2022.
Fonte: ge