O relato foi registrado pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza na súmula da partida. Ele detalha que, durante o intervalo, o auxiliar do Grêmio, Alexandre Mendes, informou a alteração no diagnóstico do jogador.
“Aos 15 minutos do 1º tempo, o atleta de número 4, sr. Walter Kannemann, do Grêmio, foi retirado de campo devido a uma suposta concussão cerebral, conforme informado pelo médico da equipe, sr. Paulo Augusto da Silva Rabaldo. Já no retorno do intervalo, o mesmo solicitou que fosse comunicado à equipe de arbitragem, por meio do auxiliar técnico sr. Alexandre Pereira Mendes, que houve uma reavaliação médica do jogador, concluindo que a lesão não era a que havia sido inicialmente informada. Informamos imediatamente a situação à equipe adversária, que foi devidamente informada sobre o caso, e a partida seguiu seu curso normalmente”, descreveu o árbitro na súmula.
O defensor gremista foi substituído após o choque com Mateus Carvalho aos 9 minutos de jogo. Kannemann caiu no gramado e recebeu atendimento médico. Voltou a campo, mas acabou caindo novamente, sendo então trocado por Gustavo Martins.
O problema está no fato de que a reversão do diagnóstico não está prevista nas regras. A CBF pretende analisar o caso do Grêmio mais detalhadamente.
A substituição por concussão permite ultrapassar o limite das cinco trocas usuais, valendo para ambas as equipes, porém limitada a uma por lado por partida.
Cabe ao médico da equipe diagnosticar a concussão e comunicar o árbitro, estando responsável por portar um cartão vermelho que será entregue à equipe de arbitragem após identificar os sintomas no atleta. Ao final do jogo, o cartão será devolvido e o médico preencherá um questionário detalhado sobre os sintomas observados e o tratamento realizado com o jogador.
Caso nenhum atleta seja diagnosticado com concussão, a equipe adversária passa a ter direito a uma sexta substituição. Essa seria a situação do Vasco, teoricamente. Contudo, com a mudança em relação a Kannemann, nem o time carioca nem o Grêmio efetuaram seis trocas.
O Vasco saiu vitorioso da partida, com o placar de 2 a 1. Os gols do time cruz-maltino foram marcados por David e Matheus Carvalho, enquanto Gustavo Martins descontou para o tricolor gaúcho.
Fonte: Extra