No fim da tarde desta quarta-feira (06), aconteceu uma reunião entre o Vasco da Gama e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para dar continuidade às negociações visando a liberação de São Januário. O Gigante apresentou um novo Acordo de Conduta Ajustada (ACA).
A reunião foi considerada positiva por ambas as partes, e a expectativa é que na próxima semana, durante o próximo encontro, o acordo seja assinado e a Colina Histórica seja liberada para o público. O representante jurídico do Vasco, Marcelo Figueira, afirmou que o lar vascaíno “será um dos estádios mais seguros do Brasil”.
– O Vasco elaborou um plano de ação interno onde acredita ter seguido uma série de medidas, as quais acredita que São Januário será um dos estádios mais seguros do Brasil. Foi apresentado um pedido de ACA ao Ministério Público, além de um plano de ação detalhado, com todas as medidas que transformarão São Januário em um estádio ainda mais seguro do que antes. É claro que a segurança não depende apenas do Vasco, mas também de órgãos públicos e, principalmente, dos torcedores – disse o representante jurídico à emissora ESPN, que ressaltou sua confiança:
– Esse plano de ação envolve todas as partes interessadas, e o Ministério Público ficou satisfeito com o que propusemos. Agora, estamos na fase de negociação dos termos do ACA. Após isso, o ACA é homologado pela Justiça, e acredito que São Januário será liberado.
Aprimoramentos
Entre as melhorias propostas pelo Cruzmaltino estão: aumento no número de catracas, ampliação do espaço de acesso, ajuste na abertura dos portões na saída, aumento do número de câmeras dentro do estádio, além da inclusão de reconhecimento facial nas catracas. Com essa proposta, o Vasco espera obter a liberação para o jogo contra o Coritiba.
O próximo confronto do Gigante em casa, como mandante, será contra o Coritiba, após o clássico contra o Fluminense, confirmado para o Nilton Santos, que é a casa do Botafogo. O Vasco não disputa uma partida com público em São Januário há mais de dois meses, desde a confusão ocorrida após a derrota para o Goiás, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.