Muitas discussões giram em torno dos jogadores contratados na segunda janela e do impacto que tiveram no desempenho do Vasco no Brasileirão, sob a liderança de Ramón Díaz. No entanto, um “reforço” interno, que já vinha se destacando nesta temporada, tem crescido desde a chegada do treinador.
Se havia dúvidas, agora não há mais: Gabriel Pec desabrochou no Vasco e deixou para trás o status de promessa que carregava desde 2020, quando foi promovido ao time profissional em definitivo. O atacante está vivendo sua temporada mais goleadora na carreira e, seja como titular ou reserva, tornou-se uma peça essencial para o técnico Ramón Díaz.
O jogador sentiu um desgaste muscular e foi dúvida para o jogo desta segunda-feira, às 20h, contra o América-MG, mas viajou com a equipe para Belo Horizonte e estará disponível para o treinador.
Pec foi titular em seis dos nove jogos sob o comando do treinador argentino. Nas duas últimas rodadas, contra Fluminense e Coritiba, o atacante começou no banco e apareceu como uma surpresa de Ramón Díaz. No clássico, em especial, foi decisivo na vitória. Entrou no segundo tempo, com o jogo empatado em 2 a 2, e marcou dois gols no Nilton Santos. Contra o Coxa, fechou a goleada por 5 a 1 em um jogo marcante que marcou o retorno da torcida a São Januário.
O bom momento de Pec é resultado da confiança depositada no atacante pela diretoria do Vasco. O clube recebeu duas propostas pelo jogador, mas optou por não prosseguir com as negociações.
Recusa a proposta de mais de R$ 30 milhões
A primeira oferta por Pec veio dos Estados Unidos. O valor oferecido pelo Atlanta, da MLS, não foi divulgado, mas o Vasco considerou fora de questão.
A segunda proposta veio da Europa. Essa sim com um valor bastante tentador. O Nantes, da França, mostrou interesse em pagar 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões na época), mas o Vasco optou por não dar sequência às conversas.
O clube entendeu que Pec seria peça importante para o time no segundo semestre. O atacante já vinha sendo titular desde o início de 2023 e, mesmo nos momentos mais difíceis do Vasco, era um dos jogadores mais consistentes. O voto de confiança valeu a pena.
Melhor temporada da carreira
Gabriel Pec não está apenas vivendo sua temporada mais goleadora da carreira, ele igualou o número de gols marcados nas três temporadas anteriores no time profissional – quatro, se contarmos com o ano de 2019, quando teve algumas oportunidades na equipe principal.
Pec de 2019 a 2022
- Jogos: 128
- Gols: 12
- Assistências: 9
Pec em 2023
- Jogos: 35
- Gols: 12
- Assistências: 3
Evolução com Ramón Díaz
Antes da chegada do treinador argentino, Pec havia disputado 26 jogos pelo Vasco e marcado oito gols em 2023. Com Ramón, foram quatro gols em nove partidas. O novo estilo de jogo favoreceu o atacante, que ganhou mais liberdade no ataque. Pec é o jogador com maior contribuição para os gols da equipe nesta temporada.
“É um treinador diferente, que está implementando ideias muito interessantes e efetivas, como estamos demonstrando. Vamos continuar trabalhando com dedicação e confiança no nosso trabalho, mantendo o grupo unido, e tenho certeza que vamos superar esse desafios” – disse Pec recentemente.
Contando com Pec como carta na manga, o Vasco terá um confronto direto na luta contra o rebaixamento nesta segunda-feira, contra o América-MG. Uma simples vitória tirará o time da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Fonte: ge