O Vasco da Gama vive uma má fase interminável no Campeonato Brasileiro. É tanto tempo mal que o anormal é o clima em São Januário estar favorável. O Gigante não tem se destacado individualmente e coletivamente, mas com esforço é possível ver coisas aproveitáveis.
Se for o maior dos otimistas, nota-se uma melhora no nível de atuação do Vasco sob o comando de Ramón Díaz, o que, no entanto, não tem se refletido nos resultados, o que realmente importa no fim das contas. Outro ponto interessante é o desempenho de Gabriel Pec na competição.
O meia-atacante se destacou no primeiro semestre, tanto que não demorou para que ultrapassasse a temporada mais artilheira da carreira. São nove gols marcados e duas assistências em 28 partidas no momento, o que o deixou empatado com Pedro Raul, que já saiu, na artilharia da equipe vascaína na temporada.
Gabriel Pec também é o artilheiro do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro, com três gols. Além do topo na quantidade de bolas nas redes, o garoto também lidera outras estatísticas do Cruzmaltino na competição, conforme mostra o levantamento postado pelo site SofaScore.
O atacante marcou o único gol do Vasco na derrota por 3×1 para o Corinthians, que foi o primeiro da equipe vascaína jogando na Neo Química Arena na história. Gabriel Pec não chega a ser unanimidade entre os torcedores, mas deve seguir entre os titulares devido ao desempenho em comparação aos concorrentes na posição.