Endrick realizou mais de 50 partidas em 2023 pelo Palmeiras. O defensor Arthur Chaves está vivendo o auge da temporada em Portugal. Marquinhos tem média de cerca de 20 minutos jogados. Matheus Donelli não disputou uma partida oficial pelo Corinthians desde 2020. A equipe nacional está se preparando para o Torneio Pré-Olímpico com jogadores em diferentes condições físicas e ritmo de jogo, o que tem demandado adaptações nos treinos.
Isso se deve, principalmente, a dois fatores: o Pré-Olímpico será realizado entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, ou seja, no início do ano em alguns países, como o Brasil, e em plena temporada do futebol europeu.
Além disso, existem jogadores que tiveram pouca participação nos últimos meses, seja por lesões ou por falta de oportunidades em seus times.
Essa situação requer da comissão técnica de Ramon Menezes um trabalho individualizado, ao mesmo tempo em que o treinador busca formar a equipe. É necessário lidar com o retorno das férias, longos períodos sem jogos, temporadas desgastantes, tudo ao mesmo tempo.
— Neste momento inicial, Ramon busca desenvolver seu trabalho de forma integrada com a preparação física. Também precisamos avaliar os atletas, que vêm de situações distintas. É o momento de conhecê-los, mas já adaptando ao estilo de trabalho do treinador. E estamos trabalhando nas particularidades. Focando mais em um, aliviando para outro, de acordo com nossa avaliação — comentou Léo Cupertino, preparador físico da seleção pré-olímpica.
Assim que Ramon Menezes definiu os convocados, a comissão técnica buscou os atletas e os responsáveis pela preparação física nos respectivos clubes para compreender a realidade visando o Pré-Olímpico. Foi criado um grupo para a troca de informações com os jogadores.
O atacante John Kennedy, por exemplo, esteve em ação pelo Fluminense até 22 de dezembro, dia da final do Mundial de Clubes. Ele encerrou 2023 com 52 jogos pelo time (média de 56,2 minutos em campo), teve menos de 15 dias de descanso e voltou aos treinos.
Gabriel Pec acumulou 3628 minutos pelo Vasco no ano passado, em 50 jogos. Ele é o líder nesse quesito da minutagem geral. Endrick foi quem participou de mais partidas (confira no quadro abaixo).
Por outro lado, o zagueiro Michel, provável titular da seleção, atuou em 17 jogos pelo Palmeiras no ano passado, todos pela equipe Sub-20, sendo o último em 25 de novembro.
— Sabemos da realidade quando se trata da seleção brasileira. São atletas de alto nível, independente de estarem competindo ou não. É claro que é muito melhor se estiverem jogando, ter um ritmo de jogo diferente. Mas eles se cuidam, cada vez que chegam não enfrentamos problemas com isso — afirmou Léo Cupertino.
Alguns deles tiveram mais compromissos com as seleções de base. Nos casos mais extremos, Mycael, Ronald e Guilherme Biro disputaram o Sul-Americano Sub-20, o Mundial Sub-20 e os Jogos Pan-Americanos, todos em 2023. Endrick chegou a defender a seleção principal em novembro.
De acordo com o preparador físico Léo Cupertino, a previsão é de um Torneio Pré-Olímpico muito desgastante do ponto de vista físico, com sete jogos em um período de 20 dias.
— Estamos em um período de verão, aqui na Granja é mais ameno, mas está muito quente. Obviamente, lá o clima será mais úmido. Exige mais hidratação não apenas nos treinos, mas pós-treino, hidratação noturna, alimentação mais controlada. Mas todos os nossos atletas são muito conscientes disso. Também contamos com uma equipe de apoio, que fornece ajuda personalizada, de acordo com as demandas.
Para quem atua no Brasil ou nos EUA, o ge considerou a temporada 2023 de janeiro a dezembro. Para quem atua na Europa (2023/24), ela vai de agosto a dezembro.
O Brasil no Pré-Olímpico 2024
O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, ao lado de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
A seleção brasileira disputará as quatro primeiras partidas em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será em 23 de janeiro, contra a Bolívia. O segundo jogo será contra a Colômbia, em 26 de janeiro. Em seguida, enfrentará o Equador em 29 de janeiro, e, por fim, a Venezuela em 1 de fevereiro.
Na fase inicial, as cinco seleções de cada grupo se enfrentarão, todos contra todos, uma vez. As duas melhores de cada chave avançarão para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificarão para as Olimpíadas de Paris.
Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase
- 23/1 – Bolívia x Brasil – 17h (horário de Brasília)
- 26/1 – Brasil x Colômbia – 20h
- 29/1 – Brasil x Equador – 17h
- 1/2 – Venezuela – Brasil – 20h
Fonte: ge