O futebol feminino do Vasco comemora seu centenário nesta quarta-feira. No dia 23 de agosto de 1923, foi fundado o Sport Club Feminino Vasco da Gama, sendo o primeiro time feminino do clube, embora não oficial na época.
Baseado nos Camisas Negras, equipe masculina do Vasco que lutou contra o racismo e venceu o Campeonato Carioca de 1923, um grupo de sócias e torcedoras vascaínas se uniram para formar um time feminino, que recebeu o nome Sport Club Feminino Vasco da Gama.
Somente em 1929, seis anos depois, obtiveram a autorização para usar a Cruz de Malta no uniforme e as dependências de São Januário. A equipe jogou até 1941, quando o futebol feminino foi proibido no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.
O perfil “Cruzmaltinas 1923” relembrou a história nesta quarta-feira, que acompanha o futebol feminino do Vasco.
#CentenárioVascoFeminino #HonrarSuaHistória1923 pic.twitter.com/CRP1ffH76I
— Cruzmaltinas 1923 (@crmaltinas1923) August 23, 2023
O Vasco reintroduziu o futebol feminino na década de 90, quando conquistou quatro Campeonatos Brasileiros e contou com jogadoras renomadas, como Pretinha, uma lenda do esporte no Brasil. A maior jogadora da história, Marta, começou sua carreira profissional no Vasco e jogou três anos no clube, de 2000 a 2002.
Há também outros títulos importantes. Em 2009, o Vasco fez uma parceria com a Marinha do Brasil. O time conquistou por três vezes o campeonato mundial nos Jogos Militares.
Situação atual
Apesar da comemoração, o futebol feminino do Vasco não tem motivos para celebrar. Em meio a diversos problemas e negligência em relação à modalidade, o clube foi eliminado, nesta temporada, na primeira fase da Série A3 do Campeonato Brasileiro.
Apesar da promessa de investimento, o futebol feminino do Vasco tem enfrentado uma série de obstáculos, resultando em várias mudanças na direção, na comissão técnica e no elenco. Desde setembro do ano passado, o futebol feminino está sob a responsabilidade da SAF. Além do masculino, a 777 é responsável pelas categorias de base e pelo feminino.
O próximo desafio será o Campeonato Carioca, que terá início no segundo semestre de setembro. Até lá, o clube completará quatro meses sem disputar jogos oficiais. Atualmente, a equipe é comandada pelo técnico Jorge Barcellos, que assumiu o cargo em abril.
Fonte: ge