Pela primeira vez na história do torneio, Fortaleza e Vasco vão se enfrentar em um mata-mata. O confronto marca um momento significativo para as duas equipes. Nesta quarta-feira (1), às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão, os times se enfrentam pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Apesar de o Vasco ter historicamente mais triunfos que o Fortaleza, os embates recentes têm revelado um equilíbrio marcante entre as equipes. Curiosamente, o Gigante da Colina não vence o Leão na capital cearense há 21 anos.
Além disso, o Fortaleza ascendeu como uma das principais agremiações do Brasil, conquistando boas campanhas em âmbito nacional e internacional. Enquanto isso, o Vasco passa por um processo de reconstrução desde a chegada da SAF.
É válido mencionar que Juan Pablo Vojvoda se tornou o segundo treinador com maior tempo de permanência no comando de um clube no Brasil, ficando atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras. Enquanto isso, o Vasco será comandado por Rafael Paiva, técnico interino após a saída de Ramón Díaz.
Dessa forma, o Fortaleza parece estar mais bem preparado, na atualidade, para almejar voos mais altos na Copa do Brasil. Já o Cruzmaltino se coloca como franco-atirador, mesmo com um investimento superior a R$ 100 milhões em reforços para o ano de 2024.
A nova realidade do cenário do futebol brasileiro aponta o Leão como ligeiro favorito diante de uma das camisas mais tradicionais do país.
O jogo de volta está programado para o dia 21, em São Januário, às 21h30 (horário de Brasília). A intenção do Vasco é retornar com chances de reverter o placar e conquistar a classificação diante de sua torcida.
Preocupação com o Castelão
O estado precário do gramado da Arena Castelão pode representar um desafio para os dois times. O Governo do Ceará, responsável pelo estádio, planeja realizar uma breve reforma no gramado em maio, ocasionando a transferência de alguns jogos do Fortaleza e do Ceará para o Presidente Vargas.
Contudo, para o confronto da Copa do Brasil nesta quarta-feira, não houve tempo hábil para efetuar a mudança.
Escalações:
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, Rojas, Maicon, Léo, Lucas Piton, Sforza, Hugo Moura, Mateus Carvalho, David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Motivo: Partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará
Data e horário: 1 de maio de 2024, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Transmissão:
Sportv e Premiere
Fonte: Itatiaia