Recuperar a essência do Vasco. Dirigido por Pedrinho e Felipe, ídolos criados em São Januário, essa tem sido a principal missão da gestão vascaína. A aposta principal para isso está na prata da casa do clube, que teve um semestre inicial de destaque das categorias de base até o time principal.
O êxito mais evidente ocorre no elenco principal. Com a sequência de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão, algo que não era visto desde 2012, o Vasco entrou na parte de cima da tabela e vive um excelente momento dentro das quatro linhas com enfoque nos jovens formados no clube.
O responsável pelo bom momento em campo é Rafael Paiva. O comandante do Vasco assumiu em janeiro deste ano após a saída de William Batista do time sub-20, porém já havia passado anteriormente por São Januário. Neste ano, ele conquistou o Carioca e a Recopa Carioca Sub-17 com a equipe vascaína.
O retorno de Rafael Paiva, agora à frente do Sub-20, foi uma sugestão de Rodrigo Dias, coordenador da base do clube que já conhecia o trabalho do treinador. Em entrevista exclusiva ao ge, o diretor fez muitos elogios ao comandante do Vasco.
— Em janeiro, fiz o convite para que o Rafael Paiva retornasse ao nosso trabalho, ele confiou e aceitou o nosso projeto. Ele é uma referência na formação de atletas por ser uma pessoa extremamente trabalhadora, íntegra e dedicada. Atento aos detalhes, humilde, valoriza o trabalho em equipe e tem como uma de suas principais motivações auxiliar no desenvolvimento de atletas e pessoas.
Rodrigo Dias chegou ao Vasco em dezembro e trabalhou para renovar os contratos de jogadores do sub-20 que estavam em transição para o profissional. Sete jogadores tiveram seus contratos renovados e vários deles têm se destacado no Brasileirão com Rafael Paiva.
JP e Estrella se destacam no time titular. Leandrinho também tem entrado durante as partidas. Phillipe Gabriel, Luiz Gustavo, Lucas Eduardo e GB se tornaram opções no banco.
O jogo que marcou a reviravolta do Vasco na temporada foi contra o São Paulo, com a presença marcante da base. Na “reestreia” de Rafael Paiva no comando interino da equipe, após a saída de Álvaro Pacheco, o time teve uma grande atuação na vitória por 4 a 1, com gols de Estrella e Leandrinho, além da boa performance de JP.
— Desde que o presidente Pedrinho assumiu ao lado de Felipe, diretor técnico, a base passou a ter um olhar ainda mais especial. Eles cresceram no clube e sabem da importância da formação, pois, em todos os momentos de glória do clube, jogadores formados na base estiveram presentes.
— Com o auxílio de Léo Matos, responsável pela transição, o Vasco tem conseguido promover os jovens da base para contribuir com o profissional. É necessário ter paciência, são atletas em processo de formação, porém têm entrado bem e ajudado o time.
Destaques também nas categorias de base
A base do Vasco tem motivos para celebrar além do desempenho dos jovens no profissional. Neste ano, as divisões de base do clube conquistaram seis troféus. Na final da Copa Rio, o clube chegou à decisão em todas as categorias e foi campeão no Sub-20, 16 e 15, ficando com o vice-campeonato no Sub-17.
Confira outras conquistas da base do Vasco em 2024
Campeão da Taça Edilson Silva Sub-9
Finalista da GO Cup Sub-11
Finalista do Metropolitano e da Copa Voltaço Sub-14
Campeão da Copa Nike Sub-15
Campeão da Brasil Soccer Cup Sub-16
Finalista da Copa Olaria Sub-16
— Os resultados do nosso primeiro semestre são consequência de princípios e valores que carregamos, como a mentalidade vencedora, presente na essência da base do Vasco. O foco está no indivíduo, tanto nos atletas quanto nos demais profissionais. Conseguimos criar um ambiente propício para potencializar os atletas e colaboradores com coragem e espírito de equipe — avaliou Rodrigo Dias.
Além dos títulos, o reconhecimento do trabalho da base do Vasco se refletiu nas convocações para as seleções de base do Brasil. Cinco atletas foram chamados neste primeiro semestre. No Sub-15, o meia Guilherme Melo e o atacante Diego Minete. No Sub-16, o zagueiro Renan e o atacante Pedro Augusto. E na Seleção Sub-20, o meia JP representou o país.
Sob a direção de Rafael Paiva e com a perspectiva de manter o sucesso da base do Vasco no profissional e nas categorias inferiores, a equipe se prepara para a sequência da temporada. Neste domingo, às 16h, enfrentará o Atlético-MG, na Arena MRV. O time busca a quinta vitória consecutiva no Brasileirão.
Fonte: ge