Com a situação de Everton Ribeiro ainda sem definição, o Flamengo continua buscando opções no mercado para a posição de meia, mesmo após a contratação de De La Cruz. Desta vez, o jogador observado é Evander, brasileiro de 25 anos, ex-Vasco e atualmente atuando no Portland Timbers, dos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que o Flamengo avalia a situação do jogador. Quando Evander ainda estava no Midtjylland, o clube tentou um empréstimo, mas a negociação não avançou. Agora, o nome do meia voltou a ser considerado.
Em dezembro de 2022, Evander foi contratado pelo Portland, e nesta temporada foi considerado o melhor jogador da equipe, atuando tanto como meia quanto como segundo volante. Apesar do bom desempenho nos Estados Unidos, o jogador vê com bons olhos um retorno ao Brasil e se encantou com o projeto do Flamengo.
O Flamengo entrou em contato com o clube americano para avaliar a situação de Evander. O Portland respondeu que não está interessado em vendê-lo no momento. No entanto, o Rubro-Negro fez uma nova consulta para saber os valores de uma possível contratação em definitivo, aguardando uma resposta.
Caso o Flamengo siga em frente com a negociação, tirar Evander da MLS não será uma tarefa simples. O meia foi a maior contratação do Portland (R$ 53 milhões na época), tornando-se uma das transações mais caras da história da liga americana. Além disso, o jogador tem contrato até dezembro de 2026.
Com o jogador em ascensão e o alto valor investido, os americanos vão dificultar uma negociação por Evander. O desejo do jogador em retornar ao Brasil pode ser um trunfo para o Flamengo avançar nas conversas.
É importante ressaltar que o Vasco tem direito a 3,5% do valor de qualquer venda do jogador, devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa. Evander deixou o São Januário em 2018 e iniciou sua jornada na Europa no Midtjylland.
Carreira no exterior
No Midtjylland, Evander se destacou, totalizando 50 gols e 40 assistências em 165 jogos. O meia conquistou o Campeonato Dinamarquês em 2020, além da Copa da Dinamarca em 2019 e 2022, participando também das competições da Champions League, Europa League e Conference League.
No Portland, foram 29 jogos e 15 contribuições diretas, com 11 gols e 4 assistências.
Fonte: ge