O autor do gol que garantiu a vitória do Vasco sobre o América-MG, Jair, pode ficar fora do time a partir do jogo contra o Santos, no domingo (1/10), na Vila Belmiro. O meio-campista será julgado pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva na próxima segunda-feira (2), devido à sua expulsão no empate com o Bahia, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Jair foi denunciado com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que estabelece uma punição de quatro a doze partidas. O meio-campista recebeu um cartão vermelho direto após acertar o rosto do meia do Bahia, Luciano Juba, com uma cotovelada nos minutos finais da partida. A expulsão ocorreu após o uso do VAR. Na jogada, o árbitro Ramon Abatti Abel tinha marcado uma falta a favor do jogador do Vasco.
O que diz o artigo que levou à acusação de Jair
Art. 254-A. Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente.
PENA: suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se cometida por um atleta, mesmo se reserva, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão por um período de trinta a cento e oitenta dias, se cometida por qualquer outra pessoa natural sujeita a este Código.
I — atingir intencionalmente outro jogador com soco, cotovelada, cabeçada ou golpes semelhantes, com força considerável ou assumindo o risco de causar danos ou lesões;
II — atingir involuntariamente outro jogador com chutes ou pontapés, fora da disputa de jogo, com força considerável ou assumindo o risco de causar danos ou lesões.
Fonte: Lance!