Nas disputas de penalidades, a Seleção Brasileira Pan-Americana conquista a medalha de ouro ao vencer o Chile nos pênaltis por 4 a 2. No tempo regulamentar, as equipes empataram em 1 a 1, no Estádio Viña del Mar, em Santiago. Com esse desfecho, a Seleção volta a conquistar o ouro no futebol desde 1987, enquanto o Chile acumula mais um segundo lugar diante dos brasileiros.
No primeiro tempo, os mandantes estavam superiores, porém não aproveitaram as oportunidades. O Brasil não ameaçou a meta do goleiro Cortés e viu aos 42 minutos Maxi Guerrero abrir o placar para os donos da casa, enchendo de alegria a torcida chilena, que compareceu em massa ao estádio.
No segundo tempo, quem chegou mais perto de marcar foram os chilenos, porém pararam no goleiro Mycael. Apesar de estar em desvantagem no placar, a Seleção comandada por Ramon Menezes não conseguia criar chances. No entanto, aos 38 minutos do segundo tempo, o volante Ronald aproveitou uma confusão na área e empatou a partida. Na prorrogação, as duas equipes não apresentaram grande produção e aguardaram a decisão por pênaltis.
Nas cobranças de penalidades, Mycael foi o grande destaque, defendendo as cobranças de Villagra e vendo Montes chutar para longe, além de converter o pênalti decisivo para a Seleção Brasileira. Fim de jogo, Brasil 4 a 2 nos pênaltis e medalha de ouro para o nosso país.
Essa é a quinta conquista do Brasil nessa modalidade, tendo sido campeão em 1963, 1975, 1979 e 1987. O Chile, por sua vez, amarga mais um segundo lugar para o Brasil, repetindo o ocorrido em 87, quando foram derrotados por 2 a 0 nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis.
Fonte: Lance!