Os quatro grandes clubes do Rio, que já organizaram as reapresentações dos seus elencos, deverão iniciar o torneio regional com equipes alternativas. Como mandante, o Flamengo irá duelar com o Boavista, na Arena Batistão, em Aracaju, Sergipe, na partida de abertura, enquanto o Vasco visitará o Nova Iguaçu, que foi vice-campeão. Botafogo e Fluminense terão como adversários Maricá e Sampaio Corrêa, respectivamente.
O sorteio das partidas ocorreu em 26 de novembro, durante um arbitral realizado em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital. Para evitar prejudicar o planejamento do início da temporada, a Ferj decidiu não incluir clássicos até a quinta rodada da Taça Guanabara. Portanto, apenas a partir da sexta rodada é que dois dos quatro principais postulantes ao título se encontram – Alvinegro e Tricolor deverão se enfrentar, possivelmente no Nilton Santos.
Formato de disputa
O regulamento do Campeonato Carioca segue sem alterações em relação às edições anteriores. A primeira fase será disputada em turno único com 11 rodadas, onde todos se enfrentam. O time que terminar na ponta da tabela será o campeão da Taça Guanabara.
Adicionalmente, o clube com a melhor campanha garante vaga nas semifinais do Estadual, assim como os times que terminarem em segundo, terceiro e quarto lugares. Os dois primeiros terão a vantagem do empate no placar agregado durante os jogos de ida e volta do mata-mata, visando a final.
Em contrapartida, as equipes que ficarem na quinta, sexta, sétima e oitava posições se classificam para a Taça Rio, seguindo o mesmo formato das semifinais. O campeão dessa taça garante uma vaga na Copa do Brasil de 2026, uma decisão da CBF que faz com que os campeonatos estaduais definam os classificados para o torneio.
Fonte: Super Rádio Tupi