Em uma final emocionante, o Vasco conquistou o troféu do Brasileirão Feminino A3. As Meninas da Colina empataram com o Paysandu por 0 a 0 na noite deste sábado (27), no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro.
A equipe carioca já tinha vencido o Papão por 2 a 1 no jogo de ida, no Curuzu, em Belém (PA). Com essa vitória e o empate, o time do Rio ergueu o título de campeão.
O DUELO
O primeiro tempo foi disputado de forma equilibrada. Apesar das boas investidas do Vasco, o Paysandu também atacava e quase balançou as redes por duas vezes. A torcida vascaína compareceu em massa e incentivou a equipe até o fim da etapa inicial, que terminou sem gols.
A segunda etapa foi ainda mais acirrada. O Vasco chegou a marcar um gol, porém, após análise do VAR, foi anulado. O confronto terminou empatado (0 a 0), consagrando o Gigante da Colina como campeão do Brasileirão Feminino A3.
DESEMPENHO
No ano de 2022, o Vasco teve um desempenho abaixo no Brasileirão Feminino A2 e foi rebaixado. Já em 2023, foi eliminado logo na fase inicial do Campeonato Brasileiro A3. Entretanto, em 2024, deu a volta por cima e teve uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento.
As Meninas da Colina realizaram uma campanha excepcional: foram marcados 31 gols e sofridos apenas sete. Ao todo, conquistaram nove vitórias e um empate em dez jogos.
A técnica do Vasco, Verônica Coutinho, festejou a conquista do título e a classificação para o Brasileirão Feminino A2.
“Estou muito honrada e agradecida. É maravilhoso trabalhar com uma equipe tão competitiva e com jogadoras comprometidas que entendiam a responsabilidade de vestir a camisa do Vasco. Nosso objetivo inicial era garantir o acesso para a A2 e felizmente conseguimos encerrar o ano com o título”, declarou.
Invicto na disputa, o Cruzmaltino superou o Vila Nova-ES, Pinda Ferroviária-SP, Coritiba e Ação-MT até chegar à final, onde derrotou o Paysandu duas vezes e conquistou o título do Brasileirão Feminino A3.
PROMOÇÃO
Além de Vasco e Paysandu, Vitória e Ação conquistaram o acesso para o Brasileirão Feminino A2. A vaga na segunda divisão da competição foi confirmada para todas as equipes que alcançaram as semifinais.
A Diretora de Futebol da Federação Paraense, Izabel Luma, comemorou a inédita promoção do Paysandu.
“Apesar de não conquistarmos o título, estou extremamente feliz, pois a equipe garantiu o acesso para o A2, algo inédito para o Paysandu. As jogadoras estão de parabéns, a técnica Aline Costa está de parabéns. Essa conquista é de grande relevância para o futebol paraense, no qual estamos trabalhando arduamente na base do futebol feminino”, afirmou.
Fonte: CBF