A equipe carioca já havia vencido o Papão por 2 a 1 no primeiro confronto, realizado no Curuzu, em Belém (PA). Com esse resultado, somado ao empate, o time carioca conquistou o troféu de campeão.
ANÁLISE DO JOGO
O desempenho do primeiro tempo foi equilibrado. Apesar das boas investidas do Vasco, o Paysandu pressionou no ataque e quase marcou por duas vezes. A torcida vascaína compareceu em massa, incentivando a equipe até o final do primeiro tempo, que encerrou-se com o placar de 0 a 0.
A segunda etapa foi ainda mais intensa. O Vasco até balançou as redes, porém o gol foi anulado após revisão do VAR. O confronto terminou com o empate (0 a 0), consagrando o Gigante da Colina como campeão do Brasileirão Feminino A3.
DESEMPENHO NA TEMPORADA
No ano de 2022, o Vasco teve uma performance aquém no Brasileirão Feminino A2, resultando em seu rebaixamento. Em 2023, a equipe foi eliminada do Campeonato Brasileiro A3 já na fase de grupos. Contudo, em 2024, o clube mudou seu rumo e obteve uma trajetória irretocável, com aproveitamento de 100%.
As Meninas da Colina realizaram uma campanha notável: marcaram 31 gols e sofreram apenas sete. Ao todo, conquistaram nove vitórias e um empate em dez partidas.
Verônica Coutinho, a treinadora do Vasco, comemorou a vitória no campeonato e a classificação para o Brasileirão Feminino A2.
“A sensação é de muitíssima honra e gratidão. É maravilhoso trabalhar com uma equipe tão competitiva e com atletas focadas que compreendem a responsabilidade de vestir a camisa do Vasco. Nosso objetivo inicial era a promoção para a A2 e, felizmente, conseguimos encerrar este ano com a conquista do título”, declarou.
Invicto na final, o Cruzmaltino superou o Vila Nova-ES, Pinda Ferroviária-SP, Coritiba e Ação-MT.
Na decisão, venceu o Paysandu duas vezes, garantindo o título do Brasileirão Feminino A3.
PROMOÇÃO
Além de Vasco e Paysandu, Vitória e Ação também conquistaram o acesso para o Brasileirão Feminino A2. A promoção para a segunda divisão do campeonato foi assegurada a todas as equipes que chegaram às semifinais.
Izabel Luma, Diretora de Futebol da Federação Paraense, comemorou a inédita promoção do Paysandu.
“O título não veio para o Paysandu, porém estou muito contente, pois a equipe obteve a promoção para a A2, algo inédito para o Paysandu. As jogadoras estão de parabéns, a treinadora Aline Costa está de parabéns. Essa conquista é de suma importância para o futebol paraense, no qual estamos dedicando esforços à base do futebol feminino”, destacou.



Fonte: CBF