Tudo começou com a confusão generalizada após a derrota do Vasco para o Goiás. O estádio de São Januário se transformou em um campo de batalha e, desde então, a Justiça do Rio manteve o local interditado. Mas hoje existem argumentos convincentes para isso? O Lance! opina.
Por que o Vasco não pode jogar em São Januário? O Judiciário não permite. Na esfera esportiva (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o time já cumpriu sua punição. Em teoria, o clube poderia voltar a receber público no estádio histórico. No entanto, a Justiça ordinária interditou o local por tempo indeterminado. Uma decisão histórica e inédita.
Nas mídias sociais, os torcedores protestam, se revoltam e clamam pelo direito de pisar em São Januário nos dias de jogos. Inclusive, criaram a hashtag ”#LibertemSãoJanuário” para tratar do assunto.
A Justiça do Rio deveria se envergonhar de tomadas de decisão que reforçam o elitismo, preconceito e racismo. São Januário foi construído pelo povo e é o próprio povo que cerca o estádio. Pessoas negras das favelas do Arará, da Barreira do Vasco e do Tuiuti.
Ao contrário do que o Judiciário insiste em afirmar, São Januário e a Barreira do Vasco são lugares tranquilos para se frequentar. Inclusive, a equipe do Lance! costuma visitar esses locais.
Se o “problema” é a favela, o Rio de Janeiro deveria ter todos os estádios interditados, considerando que a cidade é cercada por comunidades. O próprio Maracanã, o maior palco do futebol mundial, fica ao lado da Mangueira, que é uma comunidade.
Dados também comprovam que o próprio Maracanã lidera, ao lado de São Januário, a lista de estádios onde ocorrem mais tiroteios ao redor. Veja na imagem abaixo:
Neste caso, o Vasco não ocupa mais a posição de réu, mas sim a de vítima. O time é o único do Campeonato Brasileiro que já cumpriu sua punição e mesmo assim é punido por não ter o direito de receber torcedores em seu próprio estádio.
No entanto, a maior vítima nessa situação é o povo. O trabalhador que depende do comércio em pleno funcionamento, principalmente nos dias de jogos, para sustentar sua família.
Por fim, essa opinião termina com a mesma pergunta que originou esta reportagem. Por que o Vasco não pode jogar em São Januário?
Fonte: Lance!