O Cruzeiro fechou contrato com o comandante Zé Ricardo, de 52 anos. Ele assina contrato com o clube até o final de 2024, num primeiro momento. O novo técnico irá liderar a equipe a partir desta quarta-feira, no retorno dos jogadores à Toca da Raposa.
O nome de Zé Ricardo foi uma das opções encontradas pelo Cruzeiro, no mercado, de técnicos sem vínculo contratual. A SAF de Ronaldo Fenômeno não tinha intenção de buscar técnicos empregados.
Ele chega para o lugar do português Pepa, demitido na terça-feira da semana passada. O treinador deixou a equipe no meio da tabela do Brasileirão, após sete partidas consecutivas sem vitória. Depois da saída, o Cruzeiro empatou ainda com o Bragantino e atualmente não vence há oito partidas no ano. O time está a cinco pontos da zona do rebaixamento.
O primeiro compromisso de Zé Ricardo será o jogo contra o Santos, na quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Ele terá alguns treinos, graças à pausa da data Fifa, para conhecer melhor o elenco e preparar a equipe para o confronto direto no campeonato.
Outros nomes, como Odair Hellmann, o português António Oliveira, Paulo Autuori, atual diretor técnico do clube, e o argentino Gabriel Milito, foram tentados pelo Cruzeiro. Os profissionais, no entanto, recusaram a possibilidade de assumir o clube nesta reta final de temporada.
Zé Ricardo iniciou sua carreira como técnico em 2016, liderando o Flamengo (foi campeão da Taça Rio 2017). Em seguida, passou por Vasco e Botafogo. Logo depois, comandou Fortaleza e Internacional na temporada 2019. No mesmo ano, também teve experiência no Oriente Médio, no Qatar SC.
O treinador retornou ao Brasil e comandou o Vasco em 2022. Seu último clube foi o Shimizu S-Pulse, do Japão, entre 2022 e 2023, onde tinha a missão de evitar o rebaixamento, o que acabou não acontecendo.
Em 2023, Zé Ricardo conseguiu apenas uma vitória após nove rodadas disputadas, deixando a equipe japonesa na 19ª colocação da J-League 2 com cinco pontos (22 times disputam o torneio).
Fonte: ge