Ex-Vasco, Bernardo encontra torcedor mirim batizado com o nome do meia — Foto: Acervo Pessoal
A trajetória do pequeno Bernardo, de apenas 8 anos, começou muito antes do seu nascimento. Assim como seus pais, Luiz Paulo tem raízes em Minas Gerais: a mãe é atleticana e o pai cruzeirense. A paixão pelo futebol foi transmitida pelo sr. Aderildo, que sempre incentivou Luiz a acompanhar e praticar o esporte. Apesar da rivalidade entre as cores azul e alvinegro, isso acabou levando o pequeno Luiz a escolher o Vasco, aos 7 anos, durante um período em que o Gigante da Colina vivia suas maiores glórias.
– Minha mãe é atleticana, como qualquer boa mineira (risos), e meu pai é um cruzeirense fanático, então a rivalidade sempre existiu em casa. Ele sempre amou futebol e eu cresci nesse ambiente, acompanhando-o e jogando bola. A primeira vez que tive contato com o Vasco foi quando tinha 6 anos, em 1998. Naquela época, o Vasco foi campeão da Libertadores e todos falavam do time, era uma paixão geral, ainda mais porque muitos amigos também eram vascaínos. Desde então, virei fã – contou Luiz Paulo ao ge.globo.
Mesmo sendo um torcedor ardoroso do Vasco, Luiz também acompanha os jogos do Atlético-MG e do Cruzeiro, que fazem parte da sua família. Em 2010, enquanto assistia aos jogos da Raposa com o pai, o pequeno cruzmaltino se encantou com a habilidade de um meia talentoso chamado Bernardo. O que ninguém imaginava era que esse mesmo jogador acabaria vestindo a camisa do Vasco e se tornaria uma peça fundamental no time que conquistou a Copa do Brasil em 2011.
O ano de 2011, que trouxe ao Vasco o último título nacional e a alegria intensa do torcedor Luiz, também foi um período marcante em sua vida pessoal. Foi durante aqueles momentos que o relacionamento com Luana, sua namorada na época e agora esposa, se fortaleceu. Enquanto conversavam em família, surgiu a ideia de que o nome do futuro filho fosse Bernardo, uma homenagem ao jogador do Vasco. A proposta, mesmo casual, foi aceita pela mãe, que também sentia uma grande devoção pelo clube e achou o nome bonito.
– Um dia, enquanto brincávamos em família, me perguntaram qual seria o nome do meu filho. Respondi que seria Bernardo. Eu estava falando sério, mas elas acharam que era uma brincadeira (risos). Reforcei que seria Bernardo quando ela engravidasse. Nesse momento, Luana me perguntou se era uma referência ao Bernardo do Vasco. Confirmei, e ela gostou porque também admirava o jogador. Em 2015, descobrimos que teríamos um menino. A partir disso, não houve mais dúvidas – contou Luiz Paulo, pai do Bernardo, ao ge.globo.
Oito anos se passaram (ele completa nove em agosto) e o pequeno Bernardo finalmente encontrou seu ídolo, o jogador Bernardo Vieira de Souza. Recém-contratado pelo Capixaba, o atleta de 34 anos soube da história de Luiz Paulo, Luana e seu pequeno ‘xará’. Logo, a família foi convidada para uma rápida viagem de Cachoeiro de Itapemirim a Castelo, para acompanhar a partida do Estadual. Tanto no hotel que o time se hospedou quanto após o apito final, o ex-jogador do Vasco recebeu a família para tirar fotos e autografar camisas.
– Eu lembro que estava saindo para o estádio, e vi uma família lá, com um filho chamado Bernardo, em minha homenagem. O Luiz (pai) contou toda a história deles, e fiquei muito feliz e agradecido. Histórias como essa, que envolvem pai e filho, me tocam muito. Desejo mandar um grande abraço ao Luiz, ao pai dele (Aderildo) e ao Bernardinho. Isso me fez recordar muito dos meus momentos no Cruzeiro e, principalmente, no Vasco – comentou o jogador Bernardo ao ge.globo.
Ex-Vasco, Bernardo autografa a camisa do xará Bernardinho — Foto: Acervo Pessoal
Próximos desafios do Capixaba
Após essa emocionante segunda rodada, que marcou a estreia do meia Bernardo, ex-Vasco, como reforço do Tubarão, o Capixaba se prepara para visitar a Desportiva Ferroviária, às 21h da terça-feira, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Fonte: ge
Escreva seu comentário