Com 30 anos, o jogador que atua pelas pontas é um talento revelado pelo Vasco. Na última década, Marquinhos do Sul era visto como uma grande esperança do time cruzmaltino. Em 2013, ainda aos 18 anos, ele foi nomeado pelo ge.globo como a principal promessa do Gigante da Colina.
Após um início irregular, o atleta seguiu sua trajetória no futebol carioca, jogando por Cabofriense, America-RJ, Rio São Paulo e Barra da Tijuca, antes de ganhar mais rodagem e atuar no futebol mineiro por Nacional de Muriaé e Patrocinense.
No último clube que defendeu, o Mixto-MT, o ponta participou de treze duelos no Campeonato Mato-Grossense e balançou as redes uma vez, na vitória contra o Academia-MT. Desses compromissos pelo clube alvinegro, Marquinhos do Sul começou como titular em sete oportunidades, com uma média de 60 minutos em campo.
Sob a orientação do técnico Rodrigo César, Marquinhos do Sul e seu novo time na Desportiva Ferroviária se apresentam em meados de novembro, quando se dará início à preparação para a temporada 2025. Fora das competições nacionais, a Tiva terá como foco o Estadual e a Copa Espírito Santo.
Fonte: ge