Coutinho fez sua estreia pela Seleção no dia 7 de outubro de 2010, em uma vitória apertada contra o Irã, por 1 a 0, em Abu Dhabi. Naquela ocasião, o maestro era titular sob o comando de Mano Menezes.
O jogador foi um dos destaques da era Tite, ocupando o terceiro lugar na artilharia, atrás de Neymar e Gabriel Jesus, e viveu seu auge na Seleção ao ser titular na Copa do Mundo de 2018. Havia expectativas de que ele estivesse presente no Catar, em 2022, especialmente após seu renascimento no Aston Villa, mas passou por uma fase de queda e ainda se lesionou antes da convocação final.
Ao todo, Coutinho vestiu a camisa da Seleção em 68 partidas, sendo 53 como titular, anotando 21 gols e realizando nove assistências. Sua chegada ao Vasco, em julho deste ano, também visa colocar seu nome de volta na lista de convocados.
Coutinho em Brasil x Costa Rica, pela Copa do Mundo de 2018 — Foto: REUTERS/Max Rossi
Por sua vez, Everton Ribeiro teve que esperar um pouco mais para ser convocado para a Seleção, estreando no dia 5 de setembro de 2014. Naquele amistoso em Miami, o Brasil derrotou a Colômbia por 1 a 0, e foi ali que Everton teve a oportunidade de jogar ao lado de Coutinho pela primeira vez.
É importante destacar que Everton viveu um longo período longe da Seleção. Após atuar sob o comando de Dunga em 2015, só retornou em março de 2020, agora com Tite, passando a ter uma maior regularidade nas convocações e garantindo presença na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Ao todo, ele disputou 22 partidas pela Seleção, sendo cinco como titular, e contabiliza três gols e uma assistência.
Ambos atuaram como meias, disputando espaço na linha de frente da Seleção. Em novembro de 2020, numa partida contra a Venezuela pelas Eliminatórias, Coutinho ficou de fora, permitindo que Everton Ribeiro se tornasse titular pela primeira vez aos 31 anos.
Entretanto, também tiveram a chance de jogar juntos. Entre 2014 e 2022, disputaram oito partidas, com uma impressionante sequência de sete vitórias e apenas um empate.
Confira as partidas da Seleção com a dupla em campo:
- Brasil 1 x 0 Colômbia – amistoso realizado em 5 de setembro de 2014;
- Brasil 1 x 0 Equador – amistoso realizado em 9 de setembro de 2014;
- Japão 0 x 4 Brasil – amistoso no dia 14 de outubro de 2014;
- Brasil 2 x 0 México – amistoso em 7 de junho de 2015;
- Brasil 1 (3) x (4) 1 Paraguai – quartas de final da Copa América, em 27 de junho de 2015;
- Brasil 5 x 0 Bolívia – primeira rodada das eliminatórias para a Copa de 2022;
- Brasil 2 x 4 Peru – segunda rodada das eliminatórias para a Copa de 2022;
- Brasil 4 x 0 Paraguai – 16ª rodada das eliminatórias para a Copa de 2022.
Um Encontro Especial
Agora, os dois jogadores se preparam para um duelo decisivo, que promete agitar Vasco e Bahia na busca por um lugar na Libertadores de 2025. O Vasco, mandante do confronto, possui 40 pontos e ocupa a décima posição, enquanto o Bahia, representado por Everton Ribeiro, está em sétimo lugar com 46 pontos.
Como Coutinho chegou ao Vasco apenas em julho, ele não esteve presente no primeiro turno, onde o Bahia venceu o Cruz-Maltino por 2 a 1, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, com gols de Thaciano e Estupiñán (Paulo Henrique diminuiu). Everton Ribeiro foi titular naquela partida.
Fonte: ge
Escreva seu comentário