Gabriel Pec (LA Galaxy), que fez sua estreia em 2019 na Colina, e Evander (Portland Timbers), que subiu aos profissionais em 2016, são os craques da vez. Eles, junto com Messi (Inter Miami), fazem parte de um seleto grupo de apenas seis jogadores que balançaram as redes pelo menos 15 vezes e garantiram dez assistências ou mais nesta temporada. Os outros três que completam essa lista são Chucho Hernández (Columbus Crew), Bouanga (LA FC) e Arango (Real Salt Lake).
Os ex-jogadores do Vasco se destacam na MLS
Não é por acaso que essas equipes estão garantidas nos play-offs do campeonato. O LA Galaxy, por exemplo, está liderando a Conferência Oeste, somando 64 pontos em 33 partidas. Gabriel Pec teve um papel fundamental nesta trajetória, sendo não apenas o artilheiro do time (com 15 gols), mas também o principal assistente (com 14 passes para gol). Ele participou de 29 dos 68 gols do seu time, o que representa 42,6%!
Pec também ganhou a convocação para o All-Star Team, a seleção dos melhores jogadores da competição até agora. Junto com Jordi Alba e Busquets (Inter Miami), além do próprio Evander, eles foram derrotados por 4 a 1 pelo All-Star Team da Liga Mexicana, com Pec entrando em campo no segundo tempo.
Evander, por sua vez, ocupa a nona posição com o Portland. Assim como Pec, ele é o destaque em gols e assistências na sua equipe. Mesmo com essa colocação, o Portland já está confirmado nos play-offs. A tendência é que o Timbers permaneça na zona dos times que avançam para a fase de 16 avos de final (oitavo e nono lugares). Os sete primeiros vão direto para as oitavas de final.
Enquanto isso, o Inter Miami de Lionel Messi está no topo da Conferência Leste, ostentando a melhor campanha entre todas as 29 equipas. Apesar de Messi não ser o artilheiro do time – esse título pertence a Luis Suárez, que possui 18 gols em comparação aos 17 de Messi – ele se destaca nas assistências, com 16 passes para gol. Apenas Evander e Acosta (do Cincinnati, com 20) têm mais assistências em 2024.
Outro ex-Vasco brilha
Além deles, Luca Orellano, do Cincinnati, também está tendo uma temporada notável na MLS. Ele já contabiliza dez gols e sete assistências, posicionando-se como o segundo jogador com mais participações em gols (17) do time, atrás apenas do mencionado Acosta, que tem 34. O Cincinnati está na terceira colocação da Conferência Leste e já garantiu sua vaga nas oitavas.
Luca Orellano vem encantando em sua passagem pela MLS – Foto: Divulgação/FC Cincinnati
Orellano está emprestado pelo Vasco até o final de 2024, e pode continuar no clube se o Cincinnati decidir acioná-lo na opção de compra, que está fixada em 3 milhões de dólares (aproximadamente R$ 16,45 milhões de acordo com a cotação atual).
Jogadores com pelo menos 15 gols e 10 assistências na MLS
Chucho Hernandez (Columbus Crew) – 19 gols e 12 assistências
Bouanga (LA FC) – 19 gols e 11 assistências
Lionel Messi (Inter Miami) – 17 gols e 16 assistências
Arango (Real Salt Lake) – 17 gols e 12 assistências
Evander (Portland Timber) – 15 gols e 18 assistências
Gabriel Pec (LA Galaxy) – 15 gols e 14 assistências
Fonte: Jogada 10