Os participantes foram questionados: “Qual o time de futebol que você apoia?”. O clube carioca obteve 20% das respostas entre toda a população do estado. Ceará (17%), Fortaleza (15%), Corinthians (10%) e Palmeiras (4%) completam o top cinco.
– Percorremos toda a extensão do Ceará, desde o interior até a capital e a Região Metropolitana. Trata-se de uma pesquisa amostral, onde a população entrevistada representa a totalidade dos habitantes cearenses, o que confere robustez aos resultados, refletindo assim a paixão futebolística do povo do Ceará – explicou Pedro Barbosa, cientista político e diretor técnico do Instituto Opus.
Apenas na capital cearense, Ceará e Fortaleza aparecem empatados tecnicamente com 31% das preferências. O Mengão fica em terceiro lugar entre os moradores da cidade, com 4% das menções.
– A paixão está equilibrada. Mesmo considerando a margem de erro da pesquisa, foi surpreendente o empate numérico em Fortaleza. Ceará e Fortaleza tecnicamente lideram, com 31% da preferência da população. Um empate absoluto que gerou grande interesse. A nível estadual, o Ceará aparece ligeiramente à frente, mas devido à margem de erro, as duas torcidas acabaram empatadas, ocupando o segundo lugar, uma vez que o Flamengo lidera – detalhou Pedro.
Perfil dos participantes
Dos 1.700 entrevistados, 52% eram do sexo feminino, contra 48% do sexo masculino. A maioria está na faixa etária de 25 a 34 anos (24%). 45% possuem até o ensino fundamental e 53% têm uma renda familiar de até um salário mínimo.
A pesquisa incluiu pessoas a partir de 16 anos. A maior parte dos entrevistados está na faixa etária de 25 a 34 anos, representando 24%. Já a menor faixa é a de pessoas acima de 60 anos, totalizando apenas 16%.
Comparação
Em relação a uma pesquisa anterior, realizada em novembro de 2019, alguns índices apresentaram crescimento. Anteriormente, 17% dos entrevistados afirmaram torcer para o Flamengo, número que subiu para 20%. O Ceará teve um aumento de 2% (de 15% para 17%), enquanto o Fortaleza registrou um crescimento de 3% (de 12% para 15%). O número de pessoas que declararam não torcer para nenhum time também aumentou. Em novembro de 2019, 32% dos entrevistados não tinham preferência por nenhum time, percentual que agora está em 25%.
Sobre o estudo
A pesquisa foi encomendada pelo Sistema Verdes Mares e realizada entre os dias 11 e 18 de abril de 2024, contemplando pessoas a partir de 16 anos. Foram entrevistadas 1.700 pessoas de forma presencial e domiciliar, por meio de questionário eletrônico. A margem de erro da pesquisa é de 2,4% em relação aos resultados da amostra.
Fonte: ge