O Vasco conta com grande presença de jogadores estrangeiros em seu elenco. Sob a orientação de dois treinadores argentinos e com vários atletas de fora do Brasil, o time tem depositado sua confiança nos estrangeiros neste começo de temporada. Tanto que eles foram responsáveis por 80% dos gols marcados pela equipe até o momento.
Dos 26 gols marcados pelo Vasco em 2024, nos torneios do Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, 21 tiveram participação de jogadores estrangeiros. No último confronto, sendo derrotado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Carioca, o técnico Ramón Díaz escalou cinco estrangeiros entre os titulares.
Vegetti e Payet lideram esta estatística. O atleta francês contribuiu para sete gols (26%) do Vasco em 2024, com dois gols e cinco assistências. O argentino também teve sete participações, marcando seis gols e realizando uma assistência. Confira a lista:
Participação dos jogadores estrangeiros nos gols do Vasco:
- Vegetti: 7 (6 gols e 1 assistência)
- Payet: 7 (2 gols e 5 assistências)
- Galdames: 5 (2 gols e 3 assistências)
- Orellano: 3 (1 gol e 2 assistências)
- Capasso: 1 gol
- Puma Rodríguez e Sforza: 1 assistência cada um
Orellano e Capasso atuaram nos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca, quando o Vasco utilizou um time reserva. Posteriormente, ambos foram emprestados pelo clube.
Atualmente, o elenco do Vasco conta com sete jogadores estrangeiros: os defensores Gary Medel (Chile) e Robert Rojas (Paraguai), o lateral-direito Puma Rodríguez (Uruguai), os meias Pablo Galdames (Chile) e Juan Sforza (Argentina), o meio-campista Dimitri Payet (França) e o atacante Pablo Vegetti (Argentina).
Contribuições dos estrangeiros nos gols do Vasco em 2024:
Vasco 2×0 Boavista
O primeiro gol da partida, marcado por Capasso, teve a participação de Orellano:
…
Fonte: ge