No torneio nacional (com o artilheiro argentino Pablo Vegetti, do Vasco, liderando a tabela de goleadores, com cinco gols, seguido pelo equatoriano Valencia, do Internacional, com quatro), assim como no Campeonato Brasileiro, os atacantes estrangeiros estão se destacando. Na competição de pontos corridos, quatro dos oito principais goleadores são gringos: Lucero (do Fortaleza, com 8 gols, atrás somente de Pedro, do Flamengo, que possui 10), junto ao trio Vegetti (Vasco), Isidro Pitta (Cuiabá) e Flaco López (Palmeiras), com sete. Dentre esses quatro, o único que não é argentino é o camisa 9 paraguaio do clube da capital de Mato Grosso.
No último fim de semana, o destaque entre esse grupo de jogadores estrangeiros do Brasileirão foi o centroavante argentino do Palmeiras, autor dos gols da vitória (2 a 1) sobre o São Paulo, no Allianz Parque. Flaco, aliás, alcançou a marca de 100 partidas pelo clube paulista. Ele se tornou o 12º jogador do elenco atual a atingir essa conquista, seguindo os passos de Dudu (453), Weverton (380), Marcos Rocha (317), Raphael Veiga (313), Gustavo Gómez (312), Zé Rafael (305), Mayke (292), Rony (269), Gabriel Menino (236), Piquerez (165) e Murilo (143).
– Muito feliz. Jamais pensei em chegar a 100 jogos com essa camisa. Estou realizando um sonho, uma conquista tão importante nesse clube gigante. Muito contente com isso, espero que venham muitos mais – comemorou o goleador argentino, que já marcou 18 gols pelo clube em 2024. No total, são 28 desde que chegou ao Palmeiras.
Pouco atrás de Flaco, Pitta e Vegetti, com seis gols, está o congolês Bolaise, do Criciúma, que balançou as redes no empate em casa contra o Vasco, em 2 a 2. Outros cinco atacantes brasileiros também estão com seis gols: Paulinho (Atlético-MG), Luiz Fernando (Atlético-GO), Matheus Pereira (Cruzeiro), junto a Everaldo e Thaciano, ambos do Bahia.
Até a final da Copa do Brasil e a última rodada do Brasileirão, a disputa pela artilharia promete ser acirrada.
Fonte: Agência O Globo