Os dez times que haviam concordado com a proposta comercial para comercialização dos direitos de transmissão internacionais e de apostas esportivas com as empresas 1190 Sports e Zeus Sports Marketing recuaram. As agremiações, todas pertencentes à Liga Forte União (LFU), receberam uma oferta financeira mais vantajosa e optaram por desistir do acordo anteriormente firmado.
Dessa forma, mesmo que um novo contrato seja estabelecido, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que se inicia neste sábado (13), terá um apagão nas transmissões internacionais e no âmbito das apostas esportivas, pois não é viável viabilizar a operação de um dia para o outro.
Athetico, Atlético-GO, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco da Gama haviam inicialmente fechado negócio com 1190 e Zeus, ambas plataformas detentoras desses direitos no ciclo anterior do Brasileirão, de 2020 a 2023.
Apenas o Botafogo, dos clubes da LFU na primeira divisão, ainda não havia acertado a venda dos seus direitos internacionais e de apostas esportivas.
As equipes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) que compõem a primeira divisão também não tinham chegado a um acordo. Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória fazem parte desse grupo. Já o Corinthians, apesar de integrar a Libra, tem conduzido suas negociações de maneira independente.
A proposta conjunta de Zeus e 1190 foi apresentada em setembro. Diante da ausência de resposta por parte dos dois blocos de clubes, existia a possibilidade de um apagão do Brasileirão no mercado internacional e nas plataformas de apostas. O acordo inicial estipulava a transmissão de pelo menos 190 jogos da competição nesses territórios.
Comunicado oficial
Confira abaixo a íntegra do comunicado oficial da 1190 Sports:
“A 1190 Sports informa que os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro no exterior da temporada 2024 não foram renovados. A empresa foi informada, apenas um dia antes do início do campeonato, da decisão de 10 clubes da Série A de aceitarem outra oferta, apesar de a empresa ter a assinatura da ‘aceitação’ de sua proposta comercial, para preservar as transmissões do Brasileirão no exterior. A 1190 Sports já está em contato com seus parceiros comerciais que transmitem o torneio para todo o mundo para que adaptem sua programação neste final de semana, que marca o início do campeonato.
A 1190 Sports foi responsável por levar o torneio a mais de 170 países, em 13 idiomas, atingindo um público potencial estimado em mais de 650 milhões de pessoas durante quatro anos (2020-2023). A empresa continua atuando no mercado brasileiro, inclusive mantendo a transmissão do Campeonato Paulista para o exterior, e reforça o interesse em colaborar com os clubes envolvidos na criação da Liga durante a definição dos direitos internacionais para as próximas temporadas do Brasileirão.”
Fonte: Máquina do Esporte