Os torcedores do Vasco que esperam pela estreia do meia Dimitri Payet terão que ter um pouco mais de paciência. Regularizado hoje, o meio-atacante francês terá que cumprir uma suspensão que recebeu na França no jogo deste domingo contra o Palmeiras. É uma situação incomum, porém prevista nas regras da Fifa.
No regulamento de transferências internacionais, o item 12 fala sobre suspensões. De acordo com a regra, quando há suspensões de três meses ou quatro partidas, como é o caso de Payet, a federação do país de origem deve notificar a federação de destino sobre a suspensão ao emitir o certificado de transferência internacional. Essa comunicação é feita pelo sistema informatizado de transferências da Fifa.
Qualquer penalização disciplinar de até três meses ou quatro partidas que ainda não tenha sido cumprida pelo jogador no momento da transferência deverá ser cumprida pelo novo clube. Ao emitir o ITC (certificado), a antiga associação deve notificar a nova associação, por meio do sistema informatizado de transferências da Fifa, sobre qualquer punição disciplinar que ainda precise ser cumprida, diz o trecho.
Portanto, o cumprimento das suspensões depende da notificação da associação anterior. Um exemplo recente foi a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, em janeiro. O jogador português teve que cumprir dois jogos de suspensão que havia recebido quando ainda jogava pelo Manchester United, o que atrasou sua estreia. Curiosamente, o regulamento diz que penalizações de mais de quatro jogos ou três meses só devem ser cumpridas internacionalmente se a Fifa permitir.
Payet foi suspenso por três partidas por ter atingido um auxiliar do Lens durante um jogo do Campeonato Francês, quando ainda jogava pelo Olympique de Marselha. Já foram cumpridas duas partidas da suspensão.
O Vasco se apressou para regularizar o jogador antes do jogo deste final de semana. Se ele não tivesse sido registrado até 24 horas antes da partida contra o Palmeiras no domingo, ele teria que cumprir a suspensão mais tarde. Agora, está liberado para enfrentar o Bahia.
Fonte: O Globo