Ainda sem um líder para 2024, o Vasco será representado pelo alemão Johannes Spors, diretor de esportes do 777, na reunião global de clubes do grupo. As reuniões começam nesta segunda e acontecerão diariamente até quinta. Serão quatro dias de debates em Berlim, com todos os executivos esportivos dos times do grupo (excluindo o Vasco), na sede do Hertha Berlim, na Alemanha.
Esta será a terceira reunião global de dirigentes desde que o Vasco foi adquirido pelo 777. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado, em Gênova, na Itália, e a segunda em abril, na França. Nas duas ocasiões, Paulo Bracks, diretor demitido na quinta-feira passada, representou o Vasco. Ele já tinha as passagens compradas e viajaria para a Europa na última sexta.
Além de questões coletivas do grupo, pontos específicos do planejamento do Vasco deveriam ser discutidos, incluindo assuntos estruturais, planejamento e metas para 2024 e, principalmente, mercado. No ano passado, por exemplo, Paulo Bracks viajou para a Itália com uma extensa lista de jogadores. Alguns nomes foram aprovados pelo grupo, outros não.
Foi desses encontros que surgiu a sugestão para a contratação do técnico Maurício Barbieri. O nome foi proposto por Johannes Spors, representante do Vasco nas reuniões desta semana, em Berlim. Quando Bracks voltou ao Brasil, no final do ano passado, ele fechou imediatamente com Barbieri e deu início à busca por jogadores no mercado. Naquela ocasião, 16 jogadores foram contratados na primeira janela.
A questão orçamentária também estará em discussão, mas a decisão será tomada somente após a reunião do Conselho de Administração da SAF, prevista para este mês, sem data definida. Participarão executivos da SAF, do 777 e dirigentes do clube associativo do Vasco.
Alexandre Mattos
Paralelamente ao encontro, o Vasco está acelerado para definir seu novo director esportivo. A SAF tem tido conversas com Alexandre Mattos, do Athletico-PR, porém ainda não há uma decisão. Fontes afirmam que as negociações estão progredindo bem.
Mattos tem passagens por clubes como Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-MG e Athletico-PR. Entre os feitos de destaque, conquistou quatro vezes o Campeonato Brasileiro (2013, 2014, 2016 e 2018), além de ter levado a equipe paranaense à final da Libertadores, no ano passado.
Além de Alexandre Mattos, outros nomes também estão sendo considerados. O ex-jogador do Vasco, Juninho Paulista, é bem avaliado e está livre desde que deixou a CBF, no início do ano.
Rodrigo Caetano foi o nome sugerido pelo presidente eleito Pedrinho aos executivos da SAF. Antes da contratação de Paulo Bracks, no ano passado, ele esteve cotado e teve três encontros com representantes do 777. Contudo, o dirigente ainda não foi procurado após a saída de Bracks. Rodrigo tem contrato com Atlético-MG e também está nos planos da nova direção do Corinthians.
O Vasco espera definir nessa semana seu novo diretor. Existem questões pendentes, como renovações de jogadores com contrato chegando ao fim, vendas, saídas e, é claro, contratações de reforços. Além disso, embora a comissão técnica tenha vínculo até dezembro de 2024, Ramón Díaz e Emiliano deixaram o futuro em aberto, e a provável permanência está sujeita a uma conversa com o próximo executivo. O Vasco conta com eles.
Fonte: ge