A última partida do Brasileirão será realizada no dia 6 de dezembro, uma quarta-feira, em vez do domingo anterior, dia 3 de dezembro.
A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi tomada para acomodar os jogos adiados do campeonato e evitar conflitos com os jogos da seleção nacional em novembro.
A única exceção será o jogo entre Fortaleza e Cruzeiro, inicialmente agendado para este fim de semana, mas adiado devido à participação do time cearense na final da Copa Sul-Americana.
Essa partida será disputada no dia 18 de novembro, um sábado, durante a data FIFA, período em que a seleção brasileira enfrentará Colômbia (fora, em 16 de novembro) e Argentina (em casa, em 21 de novembro) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Os outros jogos adiados do Campeonato Brasileiro são:
- Fluminense x São Paulo, originalmente agendado para 4 de novembro, mas adiado devido à presença do Fluminense na final da Libertadores nessa mesma data. O jogo será no dia 22 de novembro, quarta-feira, às 21h30.
- Fortaleza x Botafogo, que deveria ter ocorrido em 24 de outubro, mas foi adiado porque o Botafogo precisou concluir seu jogo contra o Athletico-PR dois dias antes, devido a um apagão no estádio Nilton Santos. O jogo será no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 19h.
- Flamengo x Bragantino, originalmente marcado para 28 de outubro e adiado devido ao uso do Maracanã pela Conmebol, que está preparando o estádio para a final da Libertadores. O jogo será no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 21h30.
Essas três partidas serão realizadas logo após o término da data FIFA – o Brasil enfrentará a Argentina no dia 21, uma terça-feira, no Maracanã. A CBF também adiou o confronto entre Cruzeiro e Vasco, pela 33ª rodada, inicialmente agendado para o dia 8, e agora será no dia 22 de novembro, quarta-feira, às 19h.
Dessa forma, a 35ª rodada, que seria disputada nessas datas (22 e 23 de novembro), será transferida para o fim de semana seguinte (25 e 26 de novembro). O mesmo ocorrerá com as três rodadas seguintes.
Portanto, a última rodada não será mais no dia 3 de dezembro, um domingo, e sim na quarta-feira seguinte, dia 6.
Ofício para a Conmebol
No início deste ano, em 11 de janeiro, a CBF enviou um ofício à Conmebol para criticar a adição de uma nova fase da Copa Sul-Americana, os playoffs eliminatórios logo após a fase de grupos. Segundo a entidade, essa mudança prejudicou o calendário do futebol brasileiro.
“Essa alteração sem o devido diálogo prévio gera grande insegurança para a organização do calendário e para as competições nacionais em fases decisivas, impactando diretamente nos contratos firmados com parceiros para essas competições”, disse um trecho do texto.
Fonte: ge