O objetivo é que Coutinho aumente gradualmente sua participação em campo para readquirir ritmo de jogo. Para tanto, o Vasco já possui informações da última temporada no Catar e do trabalho realizado por Coutinho nas férias, quando contou com a presença do fisioterapeuta Renato Valença, no Rio de Janeiro.
Valença conheceu o jogador em 2007, durante uma convocação para a seleção sub-15. Desde então, a relação evoluiu para uma grande confiança e amizade. Além de Coutinho, Renato também assessorou os retornos de Alex Teixeira e Souza ao Vasco.
“Foram repassadas informações detalhadas sobre o controle de carga e as métricas das avaliações que realizamos, assim como todos os dados coletados pelo GPS, a fim de orientar o clube sobre a condição em que os atletas se apresentariam, além de detalhes da última temporada”, explicou Renato ao blog.
Foco nas férias
Segundo o fisioterapeuta, o fato de Coutinho, Alex e Souza terem treinado juntos com o mesmo propósito de retornar ao Vasco foi fundamental para a evolução.
– Acredito que, em primeiro lugar, o envolvimento dos três com o projeto Vasco tenha sido crucial. O respeito mútuo e, principalmente, a amizade entre eles contribuíram significativamente, um ajudando o outro durante essa preparação – enfatizou Renato Valença.
O trabalho é contínuo, realizado em parceria com o clube e complementar, seguindo a metodologia do departamento de performance do Vasco, liderado pelo médico Gustavo Caldeira. A comunicação estreita permite os ajustes necessários na rotina do atleta.
– O objetivo é organizar e planejar todo o processo de saúde do atleta visando uma melhor adaptação física, de modo que o jogador esteja em plenas condições ao se apresentar ao clube – explicou o fisioterapeuta do trio.
O programa é baseado em um conjunto de empresas e profissionais de diversas áreas da saúde, construindo, por meio de uma abordagem multidisciplinar, as necessidades específicas de cada atleta. Destinado especialmente aos jogadores que se preparam antes do início da temporada.
– Os estímulos são definidos com base em nossa avaliação logo que os atletas chegam, e procuramos integrá-los a outros jogadores que também estão de férias, mantendo a forma junto com outros preparadores físicos e fisioterapeutas, o que contribui para a excelência do trabalho – concluiu Valença.
Fonte: Blog Diogo Dantas – O Globo