O triunfo do Vasco sobre o Grêmio, no último domingo, iniciou no vestiário, com o discurso empolgante do assistente técnico Emiliano Díaz, filho do treinador Ramón Díaz. O placar de 1 a 0 em São Januário tirou a equipe da última colocação do Brasileirão e traz esperança para o futuro.
Emiliano recordou o trabalho árduo das semanas passadas e o esforço das famílias dos jogadores para que pudessem estar defendendo a camisa de um clube grande hoje.
– Agora não temos mais motivos, já acabaram as desculpas. Já estamos aqui há três semanas, trabalhando de maneira incrível. Não falta trabalho. Mas para sermos vencedores, precisamos sentir. Porque podemos gritar, podemos expressar, podemos torcer, mas se não sentirmos aqui dentro que estão tirando nossa profissão, nosso prestígio, a tristeza da família. Isso é o pior, voltar para casa mais uma vez e ver a expressão do seu filho, da sua mãe, do seu pai, que tanto se empenharam para que todos estivessem aqui. Portanto, precisamos ganhar respeito – disse o assistente, que completou:
– Hoje eles têm que sofrer de verdade, pois nos preparamos esta semana. Cada um de vocês sabe o que precisa ser feito. Sintam. No caminho, precisamos sentir que vamos vencer. Sou vencedor, e se estou num clube grande, é porque mereço. Depende apenas de nós, eles vão perceber que somos grandes. Vamos demonstrar isso em cada disputa de bola, em cada bola parada, se tivermos que correr mais pelo companheiro, e aproveitar as oportunidades que tivermos. Boa sorte.
No vestiário, alguns jogadores foram vistos rezando antes da partida que encerrou a sequência de derrotas do Vasco em São Januário neste Brasileirão. O lateral-esquerdo Lucas Piton chamou atenção para os contra-ataques da equipe adversária, enquanto o zagueiro Maicon também incentivou seus colegas.
– Finalizar as jogadas sem sofrer contra-ataques – disse Piton.
– Vamos buscar os três pontos, chega de perder pontos em casa. Aqui quem dita as regras somos nós. Mentalidade forte – ressaltou Maicon.
Ao fim da partida, o treinador Ramón Díaz parabenizou os jogadores, mas pediu concentração para o futuro, já que o Vasco ainda tem um caminho longo para sair da zona de rebaixamento.
– Nós vamos lutar até o fim contra qualquer equipe que cruzar nosso caminho. A dedicação precisa ser a mesma, não relaxem. Estamos numa situação que não permite relaxar. Precisamos ser firmes para sair. Parabéns, pois foram muito disciplinados no que treinamos. Precisamos confiar, precisamos estar todos juntos.
O Vasco volta a campo na próxima segunda-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, pela última rodada do segundo turno.
Fonte: Globo Esporte