Durante o evento organizado pelo governo português para prestigiar o Vasco da Gama por relevantes contribuições à cultura lusitana, o embaixador de Portugal, Luís Faro, enalteceu as realizações do time ao longo do tempo. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (01), no consulado português, no Rio de Janeiro.
No momento, o Gigante da Colina recebeu a Insígnia da Ordem do Infante Dom Henrique, uma das distinções mais significativas do governo português. A honraria é concedida a organizações e figuras que promovem os valores de Portugal ao redor do mundo.
– O Vasco da Gama é um gigante do futebol que vai além do campo esportivo. Ele possui a coragem e a resiliência dos que ousam liderar seu tempo, combatendo a intolerância e lutando contra as desigualdades sociais. Portugal tem imenso orgulho dessa instituição que é admirada e reconhecida globalmente.
A atribuição oficial vem do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que conferiu ao Clube o título de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique. As insígnias foram entregues durante a cerimônia, que também contou com o tradicional grito de “Casaca!” dos presentes.
Criado por 62 jovens portugueses e brasileiros descendentes, em 21 de agosto de 1898, o Vasco sempre possuiu uma forte conexão com o país. Inclusive, o nome do clube é uma homenagem a um dos principais exploradores de Portugal. Vasco da Gama foi o primeiro europeu a navegar pelos Oceanos Atlântico e Índico até a Índia, em 1498.