Com apenas um mês jogando pelo Vasco, Pablo Vegetti tem mostrado sua importância no campo, ajudando a equipe a se recuperar e se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Em pouco tempo, ele conseguiu igualar o desempenho inicial de Cano durante sua passagem pelo clube de São Januário.
No jogo contra o Bahia, Vegetti marcou seu terceiro gol com a camisa vascaína e participou de todos os gols marcados pelo clube nos últimos cinco jogos. Desde a estreia do centroavante, o time conquistou oito dos quinze pontos disputados.
As contribuições de Vegetti nos gols do Vasco:
- Rodada 18 – 06/08 (entrou no segundo tempo)
Vasco 1 x 0 Grêmio – gol
- Rodada 19 – 14/08 (titular)
Bragantino 1 x 1 Vasco – gol de pênalti
- Rodada 20 – 20/08 (titular)
Vasco 1 x 0 Atlético – Serginho marcou no rebote após cabeçada de Vegetti
- Rodada 22 – 03/09 (titular)
Bahia 1 x 1 Vasco – gol de pênalti
Na 21ª rodada, em 27 de agosto, o Vasco perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, mas chegou a marcar um gol que foi anulado pela arbitragem. No lance, Vegetti cabeceou inicialmente, mas estava em posição irregular. A jogada prosseguiu, o Palmeiras recuperou a posse de bola e a afastou, e Paulinho acertou um belo chute de fora da área. No entanto, o gol foi anulado pela arbitragem, que considerou o impedimento do centroavante.
Vegetti x Cano
O começo de Vegetti é muito parecido com o de Germán Cano no Vasco, em 2020. Os dois argentinos chegaram com pouca fama ao Brasil, mas com marcas impressionantes nos países em que jogavam.
Cano foi o artilheiro do Campeonato Colombiano, com 41 gols, e Vegetti chegou após ser o artilheiro do Campeonato Argentino, com 13 gols. Apesar das dúvidas e de serem pouco conhecidos pelos torcedores brasileiros, as primeiras impressões, com gols decisivos e boas atuações, impactaram e agitaram os ânimos da torcida.
Em seus primeiros cinco jogos pelo Vasco, Cano foi titular em todos e marcou três gols. Ao fim da temporada, ele foi o artilheiro da equipe com 24 gols em 51 partidas.
Vegetti deu indícios de que seguirá o mesmo caminho do compatriota. O “Pirata da Colina” finalizou 14 vezes em cinco jogos, sendo metade delas em direção ao gol. Sua produtividade o coloca como o terceiro atacante do elenco com mais finalizações certas.
Competitivo no jogo aéreo
Enquanto Cano gosta de jogar pelo chão e finalizar com apenas um toque, Vegetti é um especialista no jogo aéreo, em parte devido à sua altura de 1,87m, que é 11 centímetros maior que a do atual atacante do Fluminense. Ele sabe jogar bem de costas para o gol, usa o corpo e tem boa impulsão e posicionamento.
Apesar de ser mais presente na área, Vegetti também circula bem pelas outras regiões do campo, especialmente no ataque, oferecendo opções para contra-ataques, tabelas e atraindo a marcação para abrir espaço (veja o mapa de calor abaixo). No jogo aéreo, o centroavante do Vasco venceu mais da metade dos duelos até agora (55%).
Goleador em pouco tempo
O início promissor fez com que Vegetti alcançasse Gabriel Pec na artilharia da equipe no Brasileirão – ambos marcaram três gols. O número 99 tem uma média de mais de três chutes por jogo, acertando pelo menos um no alvo. Em toda a carreira, o jogador de 34 anos marcou 94 gols em 234 jogos – uma média de 0,4 gols por jogo.
A próxima oportunidade do atacante será contra o Fluminense, em 16 de setembro, às 16h, pela 23ª rodada do Brasileirão, no Nilton Santos. Após o clássico, o Vasco enfrentará três equipes que estão ou próximo da zona de rebaixamento: Coritiba (em casa), América-MG (fora – jogo adiado da 15ª rodada) e Santos (fora).
Fonte: ge