Com apenas duas vitórias em 12 confrontos, a pressão sobre o técnico Rafael Paiva aumentou na reta final da competição. A pausa para as eliminatórias da Copa será um tempo crucial para o Vasco, que pretende descansar os jogadores e buscar novas soluções.
Após a goleada de 3 a 0 sofrida contra o Fortaleza, os atletas passaram por recuperação no domingo e ganharam dois dias de folga. O elenco se reapresentará no CT Moacyr Barbosa na quarta-feira, com oito dias de treinos até o próximo duelo, marcado para 21 de novembro – na quinta-feira da semana que vem – contra o Internacional, em São Januário.
Nos últimos 10 jogos, a equipe vascaína anotou somente oito gols (uma média de menos de um por partida) e levou 18 (quase dois por confronto). Nos últimos três embates, o time sofreu oito gols e marcou apenas três.
Ajustes na Data Fifa
A consistência defensiva que Paiva conseguiu mostrar no início de sua gestão é um dos aspectos que ele busca resgatar agora neste final de Brasileirão. Além disso, a equipe precisa encontrar alternativas no ataque. Com Adson e David de fora por conta de lesões, a alternativa na ponta direita tem sido improvisar Puma Rodríguez.
Um dos principais objetivos nesse período de Data Fifa é proporcionar mais tempo de treinamento e entrosamento a jogadores que não tiveram muitas oportunidades até aqui. O destaque é para Maxime Dominguez, que foi contratado na janela de meio de ano e só foi titular uma vez – nos últimos dois jogos, o suíço ficou no banco.
Esse hiato sem jogos também será crucial para Philippe Coutinho. O meio-campista se queixou de dores musculares na coxa, desfalcou a equipe em duas partidas recentes e teve alguns minutos em campo contra o Fortaleza. A expectativa é que ele retome seu condicionamento durante a Data Fifa. Payet também sentiu um desconforto na coxa, não viajou para o Ceará e usará esse tempo para se reabilitar.
Por fim, o Vasco terá a chance de dedicar mais tempo para a recuperação de Paulinho, que vem se repondo de uma lesão grave no joelho. O meia viajou para Fortaleza com a equipe, mas não ficou no banco. Ele está em processo de readaptação.
Pontuação necessária
O Vasco sente a urgência de retomar seu melhor desempenho. De olho em uma vaga na Libertadores de 2025, a equipe almeja terminar o Brasileirão no G-9, uma estratégia viável, já que novas vagas poderão surgir, especialmente com o Flamengo vencendo a Copa do Brasil, garantindo ao menos uma nova oportunidade. Isso pode se expandir com os campeões da Libertadores (Atlético-MG ou Botafogo) e da Sul-Americana (caso o Cruzeiro vença o Racing-ARG).
No ano passado, o Internacional, que terminou na nona posição, fechou o Brasileiro com 55 pontos. Para alcançar essa marca, o Vasco precisaria conquistar quatro vitórias nos seis jogos que restam. Com um empate a mais, o time chegaria a 56 pontos, igualando os 7º e 8º colocados de 2023.
A tabela do Vasco até o fim do Brasileiro:
- Vasco x Internacional – 21/11
- Corinthians x Vasco – 24/11
- Vasco x Atlético-GO – 30/11
- Vasco x Atlético-MG – 04/12*
- Cuiabá x Vasco – 08/12*
* Data ainda a ser confirmada pela CBF
Fonte: ge