O Vasco determinou, hoje, a relação definitiva de sócios habilitados a exercerem o direito de voto na eleição que acontecerá em novembro. Após uma análise feita pela Junta de Recursos, ficou estabelecido que 6.209 associados poderão participar do pleito. Otto Carvalho, presidente da Assembleia Geral, também definiu que a votação terá lugar no dia 11 de novembro, no horário das 10h às 22h.
A eleição será conduzida em um formato híbrido, com votação presencial na sede do Calabouço e votação online, seguindo a mesma dinâmica do pleito de 2020 e da assembleia geral que aprovou a venda do controle do departamento de futebol para a 777 Partners, em agosto do ano passado.
Confirmados e impugnados
O clube disponibilizou uma lista preliminar há duas semanas e abriu um período para solicitações de impugnação. Após análise do presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, juntamente com membros do Conselho Fiscal, 504 associados foram adicionados à lista final.
Ao todo, foram realizadas 570 solicitações de impugnação, sendo que 504 foram deferidas. No entanto, o número total ainda é menor em relação à última eleição, em 2020, quando 7.981 associados tiveram direito ao voto.
Pedidos de impugnação e decisões
Durante a última semana, houve vários pedidos de impugnação. A maioria deles foi por parte de sócios inadimplentes que regularizaram sua situação financeira. No entanto, também houve outras contestações. Por exemplo, o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, solicitou a exclusão de 409 associados que foram anistiados na última eleição, mas possuem situação indefinida na Justiça.
No documento publicado hoje na secretaria de São Januário, Otto Carvalho explica que a Junta Deliberativa não possui poder para desligar associados do quadro social, o que somente pode ser feito pela Diretoria Administrativa ou pelo Conselho Deliberativo.
O documento também menciona que “causa estranheza que um associado pretenda, por uma interpretação exagerada e completamente injustificada, punir com a exclusão do quadro social 409 associados justamente quando a receita com mensalidades ganha uma importância significativa nas finanças do clube”. A ata também destaca que tal medida resultaria no desligamento de 11% do total de associados pagantes, o que geraria “consequências prejudiciais” para a saúde financeira do Vasco associativo.
Candidatos confirmados
Até o momento, seis nomes se apresentaram como candidatos: Eduardo Cassiano, Euriquinho, Júlio Brant, Leonardo Rodrigues, Marcelo Borges e Pedro Strozemberg.
Fonte: ge