Formado pelo Vasco da Gama, Eguinaldo marcou seu primeiro gol vestindo a camisa do Shakhtar Donetsk-UCR, durante a Liga dos Campeões, na partida em que perderam por 5×3 para o Porto-POR. Após o jogo, o jogador revelou que acompanhou de perto o desfecho do Brasileirão e a luta intensa do time de São Januário contra o rebaixamento.
Em uma entrevista ao canal TNT Sports, Eguinaldo expressou o afeto que tem pelo Clube e revelou o quanto sofreu assistindo às duas últimas partidas do Gigante da Colina no Brasileirão, contra o Grêmio e, principalmente, na rodada derradeira, contra o RB Bragantino.
– O Vasco sempre terá um lugar especial no meu coração. Nestas duas últimas partidas, especialmente contra o RB Bragantino, fiquei acompanhando o jogo e sofri bastante. Felizmente, tudo deu certo e conseguimos permanecer na Série A.
Eguinaldo deixou São Januário com destino à Ucrânia, em julho deste ano, em uma transferência no valor de 3,6 milhões de euros, que equivale a cerca de R$ 18,8 milhões. O Shakhtar adquiriu 90% dos direitos econômicos do atacante, permanecendo os 10% restantes com o Vasco.
Eguinaldo destacou-se em 2022, contribuindo para o acesso do Vasco à Série A. No entanto, em 2023, ele perdeu espaço e teve poucas oportunidades. Ao todo, disputou 32 jogos e marcou três gols pela equipe profissional.