Em uma época em que os direitos das mulheres eram escassos, uma torcedora apaixonada pelo Vasco da Gama fez história. Dulce Rosalina tornou-se a primeira mulher a presidir uma Torcida Organizada no Brasil. Artigo escrito por
@ordepsiger
A SEGUIR… Noite de Futebol | Departamento de Redação
Nascida em 1935, no Rio de Janeiro, Dulce Rosalina, filha de um pai português apaixonado pelo Vasco, cresceu nutrindo um amor pelo clube cruzmaltino. Ao longo de sua juventude, sua devoção pelo Vasco só cresceu, tanto dentro quanto fora de campo, especialmente por conta da postura do clube em relação aos direitos humanos, algo ousado na época.
Aos 22 anos, em 1956, Dulce assumiu a liderança da Torcida Organizada do Vasco (TOV), naquela época a maior do clube. Além de defender a presença feminina nos estádios e no mundo do futebol, Dulce inovou trazendo elementos como papel picado e baterias para as arquibancadas.
Sua importância para o clube era incontestável, tanto que em 1965, após ser impedida de entrar e ser detida pela Polícia, o time do Vasco se recusou a entrar em campo. O motivo? Os filhos de Dulce estavam portando “objetos perigosos”, no caso, sacos de papel picado.
Dulce enfrentava várias barreiras para apoiar o Vasco. Além de viajar pelo Brasil para acompanhar o time, ela vivia em uma época em que o futebol era considerado um ambiente predominantemente masculino, impedindo a profissionalização das mulheres no esporte. Mesmo assim, Dulce era uma fonte de inspiração, defendendo com garra os direitos das mulheres dentro e fora das quatro linhas.
Em 1977, devido a questões políticas envolvendo o clube e a TOV, Dulce deixou a presidência e fundou sua própria torcida organizada, a RenoVascão.
Nos anos 90, problemas de saúde afastaram Dulce das arquibancadas, mas ela sempre dava um jeito de acompanhar o time. Falecida em 2004, o legado de Dulce Rosalina continua sendo reverenciado. Uma rua próxima ao estádio São Januário leva seu nome, e diversos projetos de inclusão feminina no futebol se inspiram em sua história.
Uma paixão que deixou marcas na história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro!
Artigo escrito e produzido por
@ordepsiger
Publicado por
@AlvaroMarquesV
Noite de Futebol | Departamento de Redação

Fonte: X Noite de Futebol